Equipes da Vigilância vão orientar para riscos de água em vasos de plantas

Equipes da Vigilância em Saúde estarão hoje no cemitério central de Paranavaí durante o horário de visitas por causa do Dia de Finados. Os profissionais vão distribuir panfletos e dar orientações sobre como evitar que vasos de flores acumulem água e se tornem focos de proliferação do mosquito da dengue (Aedes aegypti).
O diretor da Vigilância, Randal Khalil Fadel, informa que os profissionais vão se revezar nas principais entradas do cemitério. Dentre as dicas, estão: nunca deixar plástico ou papel celofane nos vasos, não deixar pratos embaixo dos vasos e cuidar para que os mesmos não retenham água. O vaso deve ter o fundo perfurado.
Ainda assim, na semana que vem uma equipe que atua nos chamados pontos estratégicos vai trabalhar no cemitério. Os profissionais vão recolher objetos que retenham água.
A preocupação com a dengue aumenta neste final de ano por conta das chuvas e altas temperaturas. Também preocupa o fato de que neste ano houve a maior epidemia da história, com quase 10 mil casos.
Khalil Fadel expõe outra preocupação com o trânsito de pessoas por conta dos feriados, especialmente nas cidades da região. Elas podem levar ou trazer o vírus, aumentando a circulação, detalha.
No mês de outubro foram registrados 10 casos suspeitos da doença em Paranavaí. Destes, quatro foram descartados em exames e outros seis aguardam resultados.
Fadel define a situação como sob controle, mas longe de estar calma. Isso porque o cenário pode mudar rapidamente se a população não mantiver os cuidados, eliminando água parada e, por consequência, os focos do mosquito.