Profissionais recebem treinamento para atender vítimas de violência doméstica

Profissionais que atuam nas redes municipais de saúde de toda a região se reuniram ontem em Paranavaí para uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Em pauta, as notificações de casos de violência doméstica, sexual, interpessoal e autoprovocada.
Psicólogo do Centro de Epidemiologia da Sesa, Emerson Luiz Peres explicou que um dos objetivos do encontro regional – realizado na sede da 14ª Regional de Saúde – foi sensibilizar os servidores que fazem da atenção primária, a vigilância epidemiológica e os que trabalham nas unidades hospitalares de referência, no sentido de reconhecerem os casos de violência como uma questão de saúde pública.
Na avaliação do psicólogo, é preciso que os profissionais estejam preparados para acolher as pessoas em situação de violência e façam os devidos encaminhamentos. Segundo ele, não se trata de receber denúncias, mas de um trabalho de proteção à saúde.
Peres destacou que a implantação do sistema de notificações é fundamental para que os governos municipais, estaduais e federal conheçam a realidade de cada comunidade. A partir de então, é possível implementar políticas públicas de prevenção à violência.
Além disso, os órgãos governamentais terão a oportunidade de traçar perfis dos agressores e das vítimas e identificar quais são as principais características da violência doméstica.
NOTIFICAÇÕES – O psicólogo da Sesa disse que as notificações feitas corretamente são fundamentais para que aumente a visibilidade sobre os casos de violência doméstica. Isso resultará no fortalecimento das redes de proteção e na desmistificação da violência enquanto problema ligado diretamente à área da saúde.