Convênio prevê construção de mais 580 casas no Jardim São Jorge
Os investimentos são provenientes do Ministério das Cidades através do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e deve ultrapassar os R$ 30 milhões, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura. “Este investimento representa 3% do PIB (Produto Interno Bruto) da cidade, que é de R$ 1 bilhão. Não é fácil gastar bem os recursos públicos e cumprir com todas as exigências legais. Por isso este é mais um momento para se comemorar, celebrar a parceria da Cohapar em mais este grande projeto, do Banco do Brasil que é órgão financiador e da LBX, que é uma empresa que acreditou no potencial da cidade e vai investir nesta construção”, frisou o prefeito Rogério Lorenzetti.
O secretário de Estado, Mounir Chaowiche destacou que a maior parceria do Banco do Brasil no país em termos de habitação está hoje no Paraná.
“São aproximadamente 2.400 moradias rurais contratadas no país e destas, 1.200 são no Paraná. Esta sinergia entre os governos Estadual e Federal e entidades financeiras como o BB é que torna possível investirmos cada vez mais na qualidade de vida dos paranaenses. Quero agradecer, em nome das famílias que serão beneficiadas, por essa união pela causa das moradias, que faz a transformação acontecer no nosso Estado”, arrematou.
“Sentimos orgulho de fazer diferença na vida das pessoas nesta cidade. Só temos a agradecer a confiança que todos têm, celebrando esta parceria com o nosso banco. Estamos fazendo nosso papel como agentes de desenvolvimento social e isso é uma grande alegria para nossa instituição”, discursou o gerente do Banco do Brasil, Gilmar José dos Santos.
O engenheiro civil Luiz Felipe Egoroff agradeceu o apoio das equipes do município e da Cohapar, Sanepar, Copel e IAP. “Se não fosse a união de forças de todas essas entidades, não estaríamos aqui hoje para ajudar a tornar real o sonho de centenas de famílias”, frisou.
A assinatura do convênio foi acompanhada pelo deputado estadual Antônio Teruo Kato, secretários municipais, representantes da Cohapar e lideranças locais.
Mais de 2 mil casas
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, já passam de 2 mil unidades (em conjuntos habitacionais) concluídas, em construção ou em contratação pelo município.
São 414 unidades concluídas se somados os empreendimentos do Jardim Ipê (316 casas), Morumbi (45), Coloninha (21) e Graciosa (32), e mais 832 unidades em construção na Vila Operária (180 no antigo terreno da Mitra e 207 em parceria com a Cohapar) e no Jardim São Jorge (445 unidades no Conjunto Geraldo Felippe). Também entram nesta lista as 580 unidades contratadas nesta sexta-feira (18) que serão construídas no Jardim São Jorge e outras 269, também no Jardim São Jorge, que estão em processo de contratação.
Juntos, esses empreendimentos somam 2.095 novas unidades habitacionais que estão sendo executadas graças a parcerias com os governos Federal, Estadual, Caixa Econômica, Banco do Brasil e com a contrapartida do município na doação de terrenos, obras de pavimentação e seleção dos mutuários.