Início da cobrança para motocicletas em Paranavaí está previsto para dezembro

A cobrança de estacionamento para motos em algumas vias urbanas de Paranavaí deve começar em dezembro deste ano, conforme previsão do gerente administrativo da Diretoria Municipal de Trânsito (Ditran), Gabriel dos Santos Luiz.
As placas indicativas dos pontos onde haverá estacionamento regulamentado já foram solicitadas e deverão ser entregues à Prefeitura de Paranavaí nas próximas semanas.
Enquanto isso, a Ditran prepara o local do primeiro bolsão de estacionamento gratuito, na Travessa Sérgio Moraes, ao lado da Praça da Xícara. A expectativa é de que a partir de novembro os motociclistas já comecem a utilizar aquele espaço.
O gerente administrativo da Ditran calculou que aproximadamente 200 motocicletas poderão ser estacionadas neste primeiro bolsão gratuito. Outros dois pontos da cidade serão destinados ao estacionamento de motos sem cobrança.
Nos pontos onde houver cobrança, será preciso utilizar os cartões. Luiz informou que o pagamento de R$ 0,50 dará direito a duas horas de estacionamento. Basicamente, o sistema se assemelha ao aplicado para carros. Quem exceder as duas horas será notificado e terá de pagar R$ 7 para receber um bloquinho de cartões.
De fácil utilização, os cartões deverão ser perfurados para indicar data e horário em que o motociclista estacionar o veículo. O papel ficará preso à motocicleta por um elástico, porque “é mais difícil de cair e não danifica a moto, como acontece com adesivos”, informou o gerente administrativo da Ditran.
A vantagem da cobrança de estacionamento para as motocicletas? “Garantir que haja espaço suficiente para quem vai até o centro da cidade. Hoje, às 9 horas da manhã já não tem vaga para estacionar motos”, concluiu Luiz.