Escolas superam metas estipuladas para 2022
Em 2007 o Governo Federal criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Na primeira edição a média nacional foi de 3.8.
O objetivo do Ministério da Educação é chegar a 6.0 em 2022. Porém, em Paranavaí essa meta foi superada no ano de 2011, quando a média ficou em 6.2.
O destaque no município foi a Escola Hermeto Botelho que teve a média 7.0. A diretora da escola, professora Emília Garcia Sanches, diz que o resultado conquistado é fruto de comprometimento diário da equipe de funcionários, dos alunos e dos pais que participam das atividades pedagógicas desenvolvidas para os filhos.
“Ninguém conseguiria atingir esse índice sozinho. Por isso, digo que a nossa escola é uma verdadeira engrenagem. Não houve um roteiro a ser seguido e tudo aconteceu porque sempre foi priorizada a questão pedagógica. A nota alcançada no IDEB foi uma consequência da dedicação de todos”, afirmou a diretora.
A Escola Hermeto Botelho tem 532 alunos matriculados com idade de 06 a 10 anos. De acordo com a direção, existe uma baixa rotatividade de alunos que só saem da escola quando mudam de cidade ou quando concluem o ensino oferecido pelo estabelecimento.
Emília explica que outro fator que colaborou para atingir o índice no IDEB foi a baixa rotatividade de professores. A diretora também lembrou da qualificação educacional dos profissionais. “Hoje toda nossa equipe é de pós-graduados”, concluiu.
TEMPO INTEGRAL – A Educação em Tempo Integral é uma proposta pedagógica que não se difere das demais no que se refere à escolaridade do aluno no trabalho efetivo em sala de aula. A diferença está em fatores que beneficiam o rendimento escolar. São atividades complementares no acompanhamento da tarefa escolar, aula de reforço, atividades culturais, esportivas, lazer e inclusão digital.
Em Paranavaí a Educação em Tempo Integral foi implantada no ano de 1995 na Escola Ayrton Senna da Silva (CAIC). Hoje sete das 19 Escolas da Rede Municipal oferecem essa modalidade de ensino. Diariamente cerca de 1.700 alunos fazem parte dessa nova proposta.
Durante o período que permanecem na escola, as crianças participam de oficinas de violão, canto, flauta, dança, ginástica rítmica, fanfarra, tênis de mesa, futsal, capoeira, judô, natação, ciclismo, jogos matemáticos, literatura e rádio escolar. Todas as atividades são definidas através do planejamento de cada escola. Além disso, os alunos recebem alimentação adequada, em três refeições diárias.
Segundo a Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Regina Ferreira, existe um planejamento para implantar esse tipo de educação em mais escolas da Rede Municipal. “Temos a necessidade de espaços físicos adequados, onde hoje, somente novas construções podem atender esta demanda. Portanto a Administração Pública Municipal vem buscando recursos para a construção de mais unidades escolares para esta ampliação”, afirmou a diretora.
O objetivo do Ministério da Educação é chegar a 6.0 em 2022. Porém, em Paranavaí essa meta foi superada no ano de 2011, quando a média ficou em 6.2.
O destaque no município foi a Escola Hermeto Botelho que teve a média 7.0. A diretora da escola, professora Emília Garcia Sanches, diz que o resultado conquistado é fruto de comprometimento diário da equipe de funcionários, dos alunos e dos pais que participam das atividades pedagógicas desenvolvidas para os filhos.
“Ninguém conseguiria atingir esse índice sozinho. Por isso, digo que a nossa escola é uma verdadeira engrenagem. Não houve um roteiro a ser seguido e tudo aconteceu porque sempre foi priorizada a questão pedagógica. A nota alcançada no IDEB foi uma consequência da dedicação de todos”, afirmou a diretora.
A Escola Hermeto Botelho tem 532 alunos matriculados com idade de 06 a 10 anos. De acordo com a direção, existe uma baixa rotatividade de alunos que só saem da escola quando mudam de cidade ou quando concluem o ensino oferecido pelo estabelecimento.
Emília explica que outro fator que colaborou para atingir o índice no IDEB foi a baixa rotatividade de professores. A diretora também lembrou da qualificação educacional dos profissionais. “Hoje toda nossa equipe é de pós-graduados”, concluiu.
TEMPO INTEGRAL – A Educação em Tempo Integral é uma proposta pedagógica que não se difere das demais no que se refere à escolaridade do aluno no trabalho efetivo em sala de aula. A diferença está em fatores que beneficiam o rendimento escolar. São atividades complementares no acompanhamento da tarefa escolar, aula de reforço, atividades culturais, esportivas, lazer e inclusão digital.
Em Paranavaí a Educação em Tempo Integral foi implantada no ano de 1995 na Escola Ayrton Senna da Silva (CAIC). Hoje sete das 19 Escolas da Rede Municipal oferecem essa modalidade de ensino. Diariamente cerca de 1.700 alunos fazem parte dessa nova proposta.
Durante o período que permanecem na escola, as crianças participam de oficinas de violão, canto, flauta, dança, ginástica rítmica, fanfarra, tênis de mesa, futsal, capoeira, judô, natação, ciclismo, jogos matemáticos, literatura e rádio escolar. Todas as atividades são definidas através do planejamento de cada escola. Além disso, os alunos recebem alimentação adequada, em três refeições diárias.
Segundo a Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Regina Ferreira, existe um planejamento para implantar esse tipo de educação em mais escolas da Rede Municipal. “Temos a necessidade de espaços físicos adequados, onde hoje, somente novas construções podem atender esta demanda. Portanto a Administração Pública Municipal vem buscando recursos para a construção de mais unidades escolares para esta ampliação”, afirmou a diretora.