Rigor provoca aumento de até 30% na coleta de recicláveis

Balanço preliminar do primeiro dia de rigor na separação mostra que houve um aumento de aproximadamente 30% no volume de recolhimento dos lixos recicláveis.
A informação é de Marcos Pereira Jaques, fiscal da empresa responsável pela coleta do lixo (Transresíduos). Ele adverte que somente daqui a uma semana será possível ter uma noção precisa do impacto da obrigatoriedade da separação de resíduos sólidos domiciliares no município de Paranavaí.
“Hoje (ontem) houve localidades que o volume de material reciclado coletado praticamente dobrou. Mas, no geral acredito que o aumento chegou a 30%. No caso do lixo orgânico houve situações que o lixo deixou de ser recolhido porque não tinha sido feita a separação. Porém, ficou claro que a população entendeu a necessidade de separar o lixo orgânico do reciclado e não haverá problemas”, disse Jaques.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente já havia afirmado que inicialmente não haveria punições. Nesta fase os proprietários estão sendo advertidos com adesivagem que aponta a necessidade de fazer a separação.
Numa próxima fase, sem data para começar, os moradores serão punidos com multas. A punição está prevista na Lei Municipal 3.641/2010. No caso do lixo doméstico, a punição poderá variar de R$ 80,63 a R$ 1.466,00.