Seis cidades do Paraná ficam entre as melhores em saneamento do Brasil

CURITIBA – Curitiba tem os melhores índices de saneamento entre as capitais brasileiras, segundo o ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado terça-feira. O levantamento revela que toda a população da capital paranaense é atendida com água tratada e 95,5% têm coleta de esgoto.
O estudo mostra ainda que Maringá é a terceira melhor cidade em saneamento básico em todo o Brasil. É a primeira do Estado e do Sul do país nos serviços de água tratada, coleta e tratamento do esgoto doméstico.
O ranking também evidencia outros municípios paranaenses entre os 100 melhores em saneamento básico no País. Londrina ficou na 11ª posição, Ponta Grossa ocupa o 18º lugar, Foz do Iguaçu está em 31º, Cascavel, aparece em 45º lugar, e São José dos Pinhais, em 54º.
A média nas 100 maiores cidades é de 92,2% com água tratada e 61,4% com coleta de esgoto. No Brasil, a média é de 82,4% pra o atendimento com água tratada e 48,1% no atendimento em coleta de esgoto, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS).
O estudo do Trata Brasil comprova o que os dados da Sanepar já mostravam. A companhia paranaense antecipou em oito anos o cumprimento da meta prevista em contrato e, em setembro de 2012, passou a oferecer o serviço de coleta e tratamento de esgoto para 90,21% dos imóveis localizados em Curitiba.
Elaborado com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, o levantamento do Trata Brasil mostra a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país. Até a posição número 32, todas as cidades da Região Sul que aparecem no ranking são do Paraná.