Senai tem interesse em renovar convênio com o Paraguai

CURITIBA – O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, participou segunda-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, do encontro entre os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Paraguai, Horacio Cartes.
Em conversa com Cartes, Campagnolo destacou o convênio que o Senai no Paraná mantém com o país vizinho na área de formação profissional e afirmou que a instituição tem interesse em renovar essa cooperação.
Ele também elogiou Dilma pela criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativa que poderia ser levada ao Paraguai.
Para Campagnolo, o Sistema S tem condições de colaborar com a integração entre os dois países, especialmente na área de formação de mão de obra, o que contribui para o desenvolvimento de toda a região fronteiriça.
Ele destacou que desde 2002 o Senai no Paraná mantém um convênio com o Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP), em Hernandarias, município paraguaio a 20 quilômetros de Foz do Iguaçu. Pela cooperação, quase 30 mil jovens da província paraguaia de Alto Paraná já foram formados com a metodologia do Senai, em áreas como eletroeletrônica, metalmecânica, construção civil, informática, confecção e mecânica dieses, entre outras.