Presidente do CRA-PR defende participação de profissionais de administração na gestão pública

O presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Gilberto Griebeler, propôs uma mudança: em vez de gestores políticos à frente dos trabalhos desenvolvidos pelo poder público, profissionais de administração. Pode parecer radical, mas os argumentos dele se mostram convincentes.
No caso de uma prefeitura, por exemplo, o trabalho político ficaria a cargo do prefeito. A gestão, de fato, sob responsabilidade do administrador. E qual seria a vantagem? Segundo Griebeler, o gestor não-político seria um servidor concursado, com conhecimento técnico sobre os processos de licitação, as contas municipais, a folha de pagamento, as receitas.
Funcionário de carreira, o administrador atuaria como um gerente municipal. Como acontece em pelo menos sete prefeituras paranaenses, a mudança – que promove uma distribuição de afazeres – garante mais agilidade às decisões administrativas e maior eficiência às ações políticas.
Na manhã de ontem, o presidente do CRA-PR conversou com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, e apresentou a proposta de mudança. Na avaliação de Griebeler, trata-se de uma estratégia viável e bastante eficiente. “A boa gestão pública reflete em todos os setores produtivos”.
Ele pediu o apoio de Costa na tentativa de implantar também em Paranavaí a figura do administrador-gestor. O presidente da Aciap disse que levará a sugestão ao fórum de discussões que acontecerá no próximo mês, dentro da Escola de Formação de Líderes (uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura de Paranavaí, o Codep e a Aciap).
A conversa entre os presidentes Griebeler e Costa teve a participação do delegado do CRA-PR e vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Rodrigues Varela Neto, e da vice-presidente da Aciap Águida Araújo Sandri Machado.
FÓRUM DE ADMINISTRAÇÃO – O presidente do CRA-PR esteve em Paranavaí para o 1º Fórum Noroeste de Administração, evento que colocou o município no circuito de eventos voltados para o debate entre as diferentes esferas da sociedade sobre a administração e os desafios futuros.
Entre os palestrantes, o presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas, Daniel Godri, e Flávio Rosário. O fórum foi uma parceria da Unespar/Fafipa, Fapan, Fatecie, Unipar, Onda, Qualicorp, com realização do Conselho Regional de Administração do Paraná.