Ricardo Barros defende promoção do desenvolvimento em cidades do interior

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros esteve ontem em Paranavaí para uma conversa com autoridades políticas, lideranças comunitárias e empresários da região. Na ocasião, falou sobre as ações governamentais para induzir o desenvolvimento econômico das cidades do interior paranaense. “Temos buscado formas para fazer com que todos cresçam igualmente”, disse.
Uma das alternativas tem sido incentivar os municípios a descobrirem os respectivos potenciais econômicos. “O que dá certo? Cidades que têm vocação forte em determinado segmento, que se especializam em um ramo de atividade”, sugeriu. Ele citou Cianorte como polo têxtil e Pato Branco como referência em tecnologia da informação.
Barros afirmou que tem engendrado esforços para que a estrutura do Governo Estadual dispense mais atenção para o interior. Segundo ele, esta também é uma proposta do próprio governador Beto Richa, que defende a descentralização das ações de promoção do desenvolvimento, tais como a atração de novos investidores e o incentivo às micro e pequenas empresas.
AUTORIDADES – O prefeito Rogério Lorenzetti se manifestou seguindo a linha de pensamento do secretário estadual. Ele elogiou o trabalho feito por Barros em favor do desenvolvimento do interior paranaense e agradeceu a conquista de recursos para obras importantes em Paranavaí.
O deputado estadual Antônio Teruo Kato citou o grande crescimento de Maringá, onde Ricardo Barros já foi prefeito, e destacou que é possível fazer Paranavaí e o Extremo-Noroeste crescerem.
O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) Márcio Catiste reforçou o pedido de que a região receba mais atenção, já que é considerada uma das mais pobres o Paraná. Na opinião de Catiste, Londrina e Maringá – grandes cidades mais próximas a Paranavaí – têm sido beneficiadas com investimentos de forma mais constante do que cidades do Extremo-Noroeste.