População ganhará novo Centro de Referência da Assistência Social

O governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), assinou o termo de ajuste para construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A unidade receberá recursos do tesouro estadual.
Com a conquista, Tamboara ofertará melhores serviços na modalidade de proteção social básica, acolhendo as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade com serviços de apoio, orientação e acompanhamento.
O prefeito Rogerio Gimenez falou sobre a importância do investimento para a cidade. “Com a nova unidade a população poderá receber atendimento de melhor qualidade, pois as atuais instalações do Cras são improvisadas, e a presença do Governo do Paraná em nosso apoio foi oportuna e fundamental”, afirmou Gimenez.
O Cras é o local onde são atendidas as famílias e indivíduos que vivenciam situação de vulnerabilidade, recebendo atenção e atendimento que garanta sua dignidade e abre alternativas para sua inserção plena.
O atendimento se dá por meio de intervenções de equipe multidisciplinar, de forma personalizada e continuada, e vai desde a escuta até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.
Atualmente, com o concurso do Conselho Estadual de Assistência Social e do fundo a ele vinculado, o Paraná vem ampliando e melhorando a rede da chamada proteção social básica, que se materializa com as instalações adequadas de Cras. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, liderada por Fernanda Richa, mobiliza equipes regionalizadas para fazer chegar os equipamentos para a efetivação da assistência social como política de direitos a todos os municípios do Paraná.