São Paulo testa reação ante maior algoz do ano

SÃO PAULO – Livre da zona de rebaixamento pela primeira vez em quase dois meses, o São Paulo testa hoje sua reação – e um novo estilo de jogo – ante o maior algoz da temporada.
O Atlético-MG, clube com o qual já cruzou cinco vezes no ano, foi o protagonista de alguns dos mais dolorosos reveses dos paulistas em 2013.
As três derrotas para a equipe mineira incluem a goleada por 4 a 1 que decretou a eliminação nas oitavas de final da Libertadores e o 2 a 1, na ida desse confronto, que marcou, como um problema, o zagueiro Lúcio, expulso no primeiro tempo. Houve ainda um empate e uma vitória.
"Pela qualidade do adversário, é uma grande prova para vermos se o time está qualificado”, disse o zagueiro Antônio Carlos, sobre o encontro de hoje no Morumbi.
Desde a chegada do técnico Muricy Ramalho, na semana passada, o São Paulo jogou – e venceu – duas vezes. Os resultados fizeram a equipe deixar o grupo do descenso pela primeira vez desde o fim de julho, ainda que graças ao saldo de gols.
Além de mexer com o lado psicológico dos atletas, o treinador também já modificou a forma de jogar do time.
O São Paulo de Muricy é mais objetivo e certeiro que os de Paulo Autuori, Ney Franco e Milton Cruz, seus outros técnicos neste ano.
O número médio de passes trocados nas duas partidas sob comando do treinador foi de 279, contra 331 no restante do campeonato. E a pontaria melhorou consideravelmente: o acerto nas finalizações subiu de 35% para 52%.
"GRANDE PROVA" – O zagueiro Antônio Carlos, do São Paulo, afirmou que a partida contra o Atlético-MG será o teste real para a recuperação do seu time no Campeonato Brasileiro.
O defensor, porém, alertou que um eventual tropeço em casa não pode ter um efeito devastador sobre a equipe, que conseguiu deixar a zona de rebaixamento após a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco.
"Pela qualidade do adversário, é uma grande prova para vermos se o time está qualificado. Mas se perder esse jogo, ainda temos 16 jogos pela frente", disse.
Após ficar 50 dias no grupo do descenso, o São Paulo vem de duas vitórias consecutivas desde o retorno do técnico Muricy Ramalho ao clube.
"São os mesmos jogadores, a atitude não mudou. A gente foi trabalhando, trabalhando e agora está dando certo. As vitórias estão dando confiança para todo mundo. Ganhando amanhã (hoje) fica melhor ainda", completou Antônio Carlos.

 
SÃO PAULO
Rogério; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson, Maicon, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho
 
ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre e Josué; Diego Tardelli, Ronaldinho e Fernandinho; Jô. Técnico: Cuca
 
Árbitro: Leandro Vuaden (RS).
Estádio: Morumbi
Horário: 21h50