Prefeitura faz poda de árvores ornamentais prevendo florescimento para o final do ano

Resedá é uma árvore ornamental que não possui raízes agressivas. O tronco é liso, com coloração marmorizada, e as flores podem ser brancas, vermelhas, roxas ou rosas. Com certeza, você já viu uma dessas em calçadas da região central de Paranavaí, mas, se o seu passeio aconteceu nos últimos dias, provavelmente o que visualizou foram troncos e galhos cortados, sem folhas ou flores.
A explicação para as podas é do diretor de Gestão Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Edson Hedler. Segundo ele, a planta é resistente às podas drásticas, por isso, não há prejuízos para as plantas. No entanto, sem o corte as flores não aparecem. “Quando a poda é feita em agosto ou setembro, as flores começam a nascer em dezembro, quando a cidade vai estar se preparando para o Natal”.
De acordo com o diretor de Gestão Ambiental, as árvores não ultrapassam três metros de altura e somente as maiores estão sendo podadas. Ele informa que as resedás são ideais para regiões comerciais, porque não atrapalham a visualização das fachadas das empresas e não comprometem as redes de telefonia e energia.