Ministério da Saúde libera pagamento para construção de UBS em Itaúna do Sul

A prefeitura de Itaúna do Sul recebeu a primeira parcela para construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na cidade. O investimento de R$ 81,6 mil, liberado pelo FNS (Fundo Nacional de Saúde) equivale a 20% do montante total, de R$ 408 mil. O recurso faz parte do plano de investimentos do Pacto Nacional da Saúde, lançado pelo Governo Federal no mês de julho com o objetivo de melhorar o atendimento na atenção básica em saúde para a população.

O deputado federal Zeca Dirceu acompanhou as tratativas para que o município estivesse entre os selecionados a receber o recurso. “É uma grande alegria saber que os investimentos para estas obras já estão sendo liberados para os municípios paranaenses. Isso confirma toda a preocupação da presidenta Dilma e da ministra Gleisi em oferecer melhores condições de saúde de maneira rápida e efetiva", ressaltou o parlamentar.

De acordo com o prefeito Pedro Castanhari a prefeitura está finalizando o projeto da unidade e logo iniciará a construção. “O investimento chegou muito rápido na nossa cidade, agora vamos acelerar todo o processo para que logo possamos atender à população. Estamos muito contentes com o apoio que o Zeca está dando ao município, os recursos não param de chegar e já estão melhorando a vida de todos”, disse.

O Ministério da Saúde também está disponibilizando, para os municípios que foram beneficiados com obras de construção, alguns modelos de projetos para as UBS. Os interessados podem acessar:http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_requalifica_ubs.php

Os municípios têm o prazo de nove meses, a contar a partir da data do pagamento da primeira parcela do incentivo financeiro, para a emissão da ordem de início de serviço e inserção no SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras), cujo acesso encontra-se disponível no link:http://dab2.saude.gov.br/sistemas/sismob/index.php. (RP)