Mulheres recebem dicas de segurança elaboradas pela PM

CURITIBA – A Polícia Militar do Paraná relançou quinta-feira, dentro do Programa Paraná Seguro, a cartilha de segurança para mulheres.
São dicas e orientações de como a mulher pode agir em determinadas situações, como na hora das compras, de ir ao banco, na rua, em restaurantes, no trabalho, no ônibus, no aeroporto e em sua própria residência.
A distribuição aconteceu no centro de Curitiba. “É uma forma simples e objetiva de levar informações úteis para as mulheres melhorarem a segurança delas mesmas. Há um número muito grande de crimes que acontecem por as pessoas não observarem normas mínimas de segurança”, explica o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
APROVAÇÃO – Para a estudante Mayara Mendes, que passava pela Boca Maldita, é dever da população procurar se prevenir da ação de bandidos. “A cartilha nos dá mais segurança e dessa forma deixamos de ser tão dependentes, pois os policiais não podem estar próximos de nós o tempo todo”, avalia.
“Infelizmente a cada dia temos mais violência, e este tipo de trabalho irá auxiliar também a polícia. Pretendo ler com muita atenção e seguir as orientações feitas para cada caso”, afirma a empresária Maria Lúcia Vialle. “Nós mulheres somos as mais vulneráveis a assaltos e na hora acabamos entrando em pânico. Com este material saberemos de antemão de que forma agir”, complementa.
O material também dá dicas de como levar e trazer os filhos da escola com segurança, além de como agir em casos de golpes como falso sequestro, prestadores de serviço, propostas de trabalho no exterior. A cartilha ressalta os cuidados que as mulheres devem tomar em hospitais e maternidades, para evitar sequestros de crianças.
ATUALIZADA – A cartilha já havia sido lançada, mas teve seu conteúdo reformulado e atualizado. O texto tem linguagem simples, de fácil compreensão para que todas as pessoas possam ter um bom entendimento.
Policiais militares do 12º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área central, entregaram as cartilhas. “A cartilha é bem ilustrativa e atinge diversos públicos”, conta o soldado Sérgio Luiz.
O comandante-geral da PM ressalta que sempre que for sair de casa a mulher deve ter muita atenção, pois os criminosos usam de um momento de distração para praticar o crime. “Estamos iniciando a distribuição para todo o Paraná”, adiantou o coronel Roberson Luiz Bondaruk. A cartilha está disponível para consultas ou download no site www.pmpr.pr.gov.br, em Dicas de Segurança