Paraná vai aumentar área de plantio na safra de verão 2013/14

A primeira estimativa para a safra paranaense de grãos de verão 2013/14 aponta para um aumento na área plantada de 0,3%, que corresponde a uma incorporação de quase 19 mil hectares a mais em relação ao plantio anterior. A área de plantio cresce de 5.805.502 hectares para 5.824.502 hectares.
Em condições normais de clima, o volume de produção poderá atingir 22,6 milhões de toneladas, cerca de 3,6% menos que no mesmo período da safra passada (2012/13), que chegou a 23,4 milhões de toneladas.
Essas são as previsões do primeiro levantamento de intenção de plantio feito pela Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, divulgado ontem pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Conforme a estimativa, deve ocorrer aumento na área plantada e na produção de soja, feijão e batata, e redução na área plantada e produção de milho da primeira safra, cebola e tomate.
Na avaliação de Ortigara, a estimativa de aumento de área para o plantio de grãos no Paraná é um indicativo que o ano 2012/13 que está encerrando foi bom para a agricultura paranaense e aponta para boas perspectivas para as próximas previsões.
Sobre a redução na área de plantio e produção de culturas como o milho, Ortigara explica que essas oscilações são normais e ocorrem motivadas principalmente pelos preços recebidos pelos agricultores. Muitos agricultores optaram em substituir o plantio de milho, durante a safra de verão, que está com cotações retraídas no mercado externo, pelas culturas da soja e feijão.
De acordo com o secretário, o clima da safra de verão anterior (2012/2013) ajudou o campo. “Tivemos clima favorável naquele período que contribuíram com o aumento da produtividade”. A expectativa é que essa tendência climática volte a favorecer a produção esse ano também, prevê Ortigara.
MANDIOCA – Apesar dos excelentes preços recebidos pelos produtores de mandioca, com variação durante o mês de agosto entre R$ 390,00 a R$ 400,00 a tonelada da raiz, a área para a próxima safra será de apenas 1,6% superior ao período anterior.
Os motivos para o baixo crescimento de área são basicamente a disputa de terra pela cana-de-açúcar, pela soja e principalmente a falta de mão de obra, que vem limitando o plantio da mandioca no Paraná. A previsão é que a safra de verão 2013/2014 da cultura tenha uma área de 172,2 mil hectares, e uma produção de 3,82 milhões de toneladas.