Grupo de Paranavaí planeja ações para Semana Nacional de Trânsito

Números do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que é o Seguro de Trânsito, revelam que mais de 60 mil pessoas morreram no Brasil em 2012, vítimas de acidentes. É a segunda maior causa de óbitos no país, atrás apenas das doenças circulatórias.
Irresponsabilidade e imperícia dos motoristas, precariedade na infraestrutura, falta de fiscalização, sinalização deficitária e ineficiência na aplicação das leis são alguns dos motivos que tornam o trânsito violento.
Aliado a estes fatores está o aumento da frota nacional, especialmente as motocicletas: nos últimos 12 anos, o número de veículos de duas rodas cresceu 300% a mais do que o de carros. Em Paranavaí, por exemplo, as motos e motonetas são quase 17.300, conforme registros do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).
SEMANA DE TRÂNSITO – Pensando em uma das principais situações de risco, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) lançou o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas” para a Semana de Trânsito 2013, que será de 18 a 23 de setembro.
PALESTRA – Em todo o país serão realizadas ações de conscientização dos motoristas, e em Paranavaí não será diferente. O grupo “Acidentes. Pare com isso” organizou uma agenda de atividades para levar orientações à comunidade. A abertura será no dia 10, às 20 horas, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, com uma palestra proferida pelo major Ademar Carlos Paschoal, do 8º Batalhão de Polícia Militar.
PASSEATA – No dia 20 haverá passeata com a participação de toda a comunidade. A concentração está marcada para 8h30, na Praça dos Pioneiros, com saída às 9 horas. Durante o trajeto pelas Ruas Getúlio Vargas e Manoel Ribas, os participantes da manifestação distribuirão panfletos informativos para moradores e empresários.
Ao longo da passeata, um grupo de 16 pessoas vestidas de preto fará uma homenagem às vítimas fatais de acidentes de trânsito em Paranavaí neste ano. Elas carregarão cruzes brancas, para pedir paz nas ruas e avenidas da cidade.
OUTRAS AÇÕES – A programação da Semana de Trânsito em Paranavaí seguirá com blitze educativas em bares, com panfletagem e orientações. A ação será no dia 21. E no dia 25, o grupo “Acidentes. Pare com isso” pretende promover o “dia sem acidentes”. A ideia é mostrar que é possível trafegar em paz.

Grupo “Acidentes. Pare com isso”

Os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas levaram representantes de diferentes entidades de Paranavaí a uma constatação: é preciso unir toda a sociedade para tornar as ruas e avenidas da cidade mais seguras. Surgiu, então, em 2009, o grupo “Acidentes. Pare com isso”.
A partir de estudos baseados em quatro eixos de atuação (fiscalização, infraestrutura, educação e conscientização) o grupo lançou uma estratégia de caráter permanente e tem promovido ações envolvendo toda a comunidade.
Entre as atividades já desenvolvidas estão: confecção de materiais informativos e orientações sobre trânsito, veiculação de materiais jornalísticos na imprensa, adesivagem em carros e motocicletas, realização de palestras, concurso de redação, cursos de capacitação para agentes e orientadores de trânsito e recolocação da motopatrulha do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Enquanto isso, um projeto desenvolvido pelo grupo “Acidentes. Pare com isso”, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, tramita nas instâncias municipais: “Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito com motocicletas”. A ideia é implementar em Paranavaí ações preventivas para reduzir o número de acidentes e os efeitos que provocam, entre os quais, os gastos médicos e previdenciários.
Outro projeto em fase de análise trata sobre a implantação do Observatório do Trânsito de Paranavaí. O principal objetivo é estudar os casos de acidentes, para que seja possível identificar origens e fatores relacionados. Com isso, será possível fortalecer as ações do grupo “Acidentes. Pare com isso”, criar estratégias e projetos específicos para o trânsito da cidade e acompanhar as ações governamentais em relação ao trânsito.
O grupo é formado por representantes da Unimed Paranavaí, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Paranavaí, Ditran, Secretaria Municipal de Educação, Detran, 8º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Comunitário de Segurança, Núcleo Regional de Educação, 14ª Regional de Saúde, Unespar/Fafipa, IFPR, Núcleo Setorial dos Corretores de Seguros, Viação Cidade de Paranavaí e Rotary Internacional.