Ditran e escolas particulares estudam alternativas para melhorar trânsito na entrada e saída das aulas
A Ditran (Diretoria de Trânsito) de Paranavaí reuniu representantes das escolas particulares de Paranavaí ontem para levantar os principais problemas e buscas alternativas conjuntas que melhorem o trânsito nos horários de entrada e saída de aulas. “O maior problema que identificamos é a formação de filas duplas nos horários de entrada e saída. É um período curto, de 20 a 30 minutos, mas atrapalha bastante o trânsito. Estamos pedindo o apoio das escolas na questão de orientação dos alunos e pais, e pensando estratégias de organização para evitar acidentes”, ponderou o gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz.
Os representantes das escolas Fatecie Max, Fundação Bradesco, Intentus, São Vicente e Paroquial foram unânimes em apontar a falta de respeito à sinalização e aos limites de velocidade, especialmente por parte dos motoristas dos ônibus de transporte coletivo. “Nossa escola fica em um ponto de fluxo intenso de veículos, que é a Rua Pernambuco. Os motoristas passam em alta velocidade, a 70 ou 80 km/h numa via em que a velocidade permitida é de 40 km/h. É uma área com grande trânsito de crianças, pessoas idosas e com saúde debilitada, por ter clínicas e laboratório na mesma quadra. Quando tem algum agente de trânsito naquela rua, eles diminuem a velocidade, mas se não tem nenhuma fiscalização, a situação é bem complicada. Estamos preocupados com a possibilidade evidente de que alguém seja atropelado ou algum acidente com resultado mais drástico”, destacou o diretor da Fatecie Max, Renato Valença Correia.
A mesma situação foi relatada pelos representantes de todas as outras escolas presentes à reunião. Neste sentido, o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat), José Correa Filho, e o diretor da Ditran, Gilmar Narcizo Lopes, esclareceram que estão em contato com a direção da empresa que faz o transporte coletivo em Paranavaí para tentar solucionar o problema. “Precisamos agir em espírito de cooperação para construir um novo momento de segurança no trânsito em Paranavaí. É um trabalho de mudança de mentalidade, de comportamento, de um costume de décadas. Mas tudo que estiver ao nosso alcance, vamos trabalhar para melhorar”, afirmou o secretário Correa.
Para o representante do Colégio Paroquial, Emerson Avelar, existem alternativas que podem ser adotadas por todas as escolas e também pelo Poder Público para melhorar o tráfego nos horários de entrada e saída das aulas. “Em nossa escola adotamos uma postura de não entregar o aluno para o pai ou responsável que estiver parado em fila dupla. Não deixamos a criança sair mesmo. Há muita resistência, pais que reclamam muito, mas às vezes é necessário agir com firmeza para criar uma consciência sobre o que é certo e seguro. Outra coisa que podemos pensar é numa maneira de aumentar os corredores de embarque e desembarque em frente às escolas, como a colocação de cones de sinalização indicando a área específica para os pais passarem para pegar seus filhos. E por fim, a implantação de lombadas em frente a todas as escolas ou o mais próximo possível, é fundamental para tentar conter a velocidade dos carros que trafegam nestas áreas”, avaliou.
O diretor da Ditran, Gilmar Narcizo Lopes, disse que a Secretaria vai avaliar todas as indicações feitas pelas escolas e colocar em prática tudo o que for possível, com rapidez. “Se for necessário sacrificar algumas vagas de estacionamento regulamentado nas laterais das escolas para aumentar o corredor de embarque e desembarque, nós vamos estudar a melhor maneira de fazer isso. A implantação de lombadas também já está sendo analisada, mas precisamos ficar atentos para agir dentro da legalidade nesta questão”, ponderou.
A Seprovpat também já estuda a ampliação da equipe de agentes de trânsito para o próximo ano, o que ajudaria a melhorar a fiscalização nas áreas escolares.
Binário – Na avaliação do gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz, um fator que será muito positivo para melhorar a segurança no trânsito em frente às escolas é a implantação das novas fases do binário, previstas para setembro. “Neste domingo, dia 1º, já começa a valer a mão única nas Ruas Getúlio Vargas e na Antônio Felipe, que passam em frente ao Colégio Paroquial e à faculdade Fatecie. Essa organização já tende a melhorar o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. E em setembro já queremos implantar o binário também na Rua Pernambuco, onde está a Fatecie Max, que hoje é onde está concentrado o maior problema com relação ao desrespeito à sinalização e limites de velocidade”, apontou Gabriel.
Os representantes das escolas Fatecie Max, Fundação Bradesco, Intentus, São Vicente e Paroquial foram unânimes em apontar a falta de respeito à sinalização e aos limites de velocidade, especialmente por parte dos motoristas dos ônibus de transporte coletivo. “Nossa escola fica em um ponto de fluxo intenso de veículos, que é a Rua Pernambuco. Os motoristas passam em alta velocidade, a 70 ou 80 km/h numa via em que a velocidade permitida é de 40 km/h. É uma área com grande trânsito de crianças, pessoas idosas e com saúde debilitada, por ter clínicas e laboratório na mesma quadra. Quando tem algum agente de trânsito naquela rua, eles diminuem a velocidade, mas se não tem nenhuma fiscalização, a situação é bem complicada. Estamos preocupados com a possibilidade evidente de que alguém seja atropelado ou algum acidente com resultado mais drástico”, destacou o diretor da Fatecie Max, Renato Valença Correia.
A mesma situação foi relatada pelos representantes de todas as outras escolas presentes à reunião. Neste sentido, o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat), José Correa Filho, e o diretor da Ditran, Gilmar Narcizo Lopes, esclareceram que estão em contato com a direção da empresa que faz o transporte coletivo em Paranavaí para tentar solucionar o problema. “Precisamos agir em espírito de cooperação para construir um novo momento de segurança no trânsito em Paranavaí. É um trabalho de mudança de mentalidade, de comportamento, de um costume de décadas. Mas tudo que estiver ao nosso alcance, vamos trabalhar para melhorar”, afirmou o secretário Correa.
Para o representante do Colégio Paroquial, Emerson Avelar, existem alternativas que podem ser adotadas por todas as escolas e também pelo Poder Público para melhorar o tráfego nos horários de entrada e saída das aulas. “Em nossa escola adotamos uma postura de não entregar o aluno para o pai ou responsável que estiver parado em fila dupla. Não deixamos a criança sair mesmo. Há muita resistência, pais que reclamam muito, mas às vezes é necessário agir com firmeza para criar uma consciência sobre o que é certo e seguro. Outra coisa que podemos pensar é numa maneira de aumentar os corredores de embarque e desembarque em frente às escolas, como a colocação de cones de sinalização indicando a área específica para os pais passarem para pegar seus filhos. E por fim, a implantação de lombadas em frente a todas as escolas ou o mais próximo possível, é fundamental para tentar conter a velocidade dos carros que trafegam nestas áreas”, avaliou.
O diretor da Ditran, Gilmar Narcizo Lopes, disse que a Secretaria vai avaliar todas as indicações feitas pelas escolas e colocar em prática tudo o que for possível, com rapidez. “Se for necessário sacrificar algumas vagas de estacionamento regulamentado nas laterais das escolas para aumentar o corredor de embarque e desembarque, nós vamos estudar a melhor maneira de fazer isso. A implantação de lombadas também já está sendo analisada, mas precisamos ficar atentos para agir dentro da legalidade nesta questão”, ponderou.
A Seprovpat também já estuda a ampliação da equipe de agentes de trânsito para o próximo ano, o que ajudaria a melhorar a fiscalização nas áreas escolares.
Binário – Na avaliação do gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz, um fator que será muito positivo para melhorar a segurança no trânsito em frente às escolas é a implantação das novas fases do binário, previstas para setembro. “Neste domingo, dia 1º, já começa a valer a mão única nas Ruas Getúlio Vargas e na Antônio Felipe, que passam em frente ao Colégio Paroquial e à faculdade Fatecie. Essa organização já tende a melhorar o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. E em setembro já queremos implantar o binário também na Rua Pernambuco, onde está a Fatecie Max, que hoje é onde está concentrado o maior problema com relação ao desrespeito à sinalização e limites de velocidade”, apontou Gabriel.