Parceria foi destacada durante assinatura da Ordem de Serviço

“O presidente Washington Luiz dizia que governar é abrir estradas, e ele estava certo. Abrir estradas é sinônimo de progresso, sejam elas estradas físicas, que possibilitam o movimento das pessoas, o escoamento da produção, ou as estradas para o entendimento, que aproximam as pessoas em busca de um bem comum. É isto que está acontecendo aqui hoje. Unimos o bom entendimento entre o município e o Governo do Estado e firmamos uma parceria fundamental para que este momento acontecesse. Só com parcerias é possível seguir em frente fazendo o progresso”, discursou o prefeito Rogério Lorenzetti na tarde de ontem, durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para a construção do trevo de acesso ao Distrito de Graciosa.
A obra vai atender a uma reivindicação de quase 25 anos da comunidade e acabar com a curva perigosa na entrada do distrito (Jardim São Cristóvão), que já provocou diversos acidentes, inclusive com vítimas fatais. O município foi responsável pela elaboração do projeto e desapropriação da área, e o Estado ficará encarregado pela execução do trevo. A obra deverá contar com um investimento de quase R$ 370 mil.
Lorenzetti destacou ainda a importância do Distrito de Graciosa para a economia regional. “Graciosa é hoje um distrito industrial. Aqui mora um povo trabalhador, diferenciado, progressista. A segunda multinacional a se instalar na região está se enraizando aqui, que é a General Mills. Tínhamos um compromisso de campanha com esta comunidade de lutar pela viabilização deste trevo, e estamos cumprindo hoje. Temos confiança no futuro da nossa cidade e da região e vamos continuar trabalhando e acreditando nas parcerias”, finalizou.
O diretor geral do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), Nelson Leal Júnior, também participou da assinatura da Ordem de Serviço e entregou o documento à empresa Noti Engenharia e Pavimentação, que estava representada pelo engenheiro Marcos Amorim. A empresa executará a obra em um prazo de 6 meses. “É uma satisfação estar em minha terra natal, lançando esta Ordem de serviço. O Governo do Estado tem feito investimentos relevantes nesta região, porque entende que uma administração feita em parceria com os municípios reflete o respeito às pessoas, às empresas e às necessidades das comunidades. Ouvir as comunidades em seus anseios tem sido uma prioridade do governador Beto Richa, e esta obra que terá início aqui representa este compromisso”, frisou Nelson, que esteve representando o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa.
“Acompanhei a trajetória desta obra e sou testemunha de toda a luta que foi para conseguirmos viabilizar este trevo. Temos que parabenizar a todos e dizer que este é mais um presente do governador Beto Richa para a região Noroeste. Mas também não podemos deixar de destacar o empenho do prefeito Rogério, que teve um espírito de parceria, de fazer sua parte e oferecer as condições ideais para que a obra aconteça”, destacou o superintendente regional do DER Noroeste, Osmar Lopes Ferreira.
O deputado estadual Antônio Teruo Kato também participou da assinatura da Ordem de Serviço e reafirmou a importância da parceria entre o município e o Estado. “Era uma reivindicação antiga que dependeu da união e do esforço de todos. Estamos felizes por participar deste momento. É uma obra muito importante, talvez não pelo valor financeiro a ser investido, mas pela preservação de vidas”, frisou.
O deputado Teruo também deve encaminhar na próxima semana, à Assembléia Legislativa, um projeto de Lei que denominará o trevo com o nome do pioneiro José Vendelino Schuroff, que chegou em Graciosa em 1974, exerceu mandato de vereador por três legislaturas e foi um dos que iniciou a luta pela construção do trevo no distrito.
Reconhecimento das lideranças – O secretário de Agricultura, Osmar Wessler, lembrou da luta dos vários legisladores que representaram o Distrito de Graciosa. “Este era um sonho da comunidade e todos os vereadores que nos antecederam, e eu quando fui vereador, lutamos, trabalhamos para ver esta obra acontecer. Este é um dia histórico para a comunidade de Graciosa. E só temos a agradecer, especialmente ao prefeito Rogério, que abraçou a causa, se sensibilizou, viu a necessidade da comunidade e fez todos os processos necessários, sem desistir, para que hoje pudéssemos comemorar este momento”, elogiou.
O mesmo reconhecimento veio do vereador Josival Moreira, que hoje representa o Distrito de Graciosa na Câmara de Vereadores. “Na vida pública é assim: às vezes uns plantam e outros colhem. Temos que fazer justiça a todos os vereadores que nos antecederam, que reivindicaram durante tantos anos por esse trevo. Hoje eu estou colhendo, mas esta não é uma conquista só minha, é de toda a comunidade. Construir um trevo como este não é só investir em segurança, mas também em saúde, uma vez que estamos ajudando a preservar vidas”, declarou Josival.
A cerimônia de assinatura contou ainda com a presença dos vereadores Claudemir Barini, Antônio Alves da Silveira, Zenaide Rosa Borges, lideranças regionais e representantes da comunidade de Graciosa.