Abrigo em local de parada de ônibus tem vidro quebrado

Na metade de julho deste ano, a Prefeitura de Paranavaí iniciou a instalação dos novos abrigos para os usuários do transporte coletivo municipal. A primeira etapa contemplou 20 pontos de parada de ônibus, representando um investimento de aproximadamente R$ 115 mil.
A estrutura de metal tem como principal objetivo proporcionar conforto a quem espera pela chegada do ônibus, protegendo das condições adversas do tempo, como a chuva ou o sol forte. Nas laterais, vidros transparentes dão acabamento aos abrigos.
Mas nem se passou um mês desde que o Diário do Noroeste noticiou o início da instalação dos abrigos em Paranavaí, e os prejuízos já começaram a aparecer. Na tarde de ontem, a equipe de reportagem do DN registrou uma unidade avariada. Aparentemente, resultado de ato de vandalismo.
Foi na Rua Pernambuco, próximo à Avenida Paraná e à Rua Guaporé. Quem trabalha por ali disse que não viu como o vidro foi quebrado, mas entre os estilhaços espalhados na calçada havia um parafuso que pode ter sido usado para danificar o abrigo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Moacir Ferreira Maciel, informou que foi o primeiro caso de abrigo danificado desde a instalação das 20 unidades. “A gente espera que seja a última vez”, disse, em tom de lamentação. Segundo ele, o vandalismo tem causado grandes prejuízos para os cofres públicos do município.
Maciel explicou que a manutenção dos pontos de parada de ônibus é de responsabilidade da prefeitura, por isso, será preciso consertar o estrago de ontem. “Não temos o material disponível para fazer a reposição e vamos ter que contratar alguém para fazer a substituição. Isso levará algum tempo”, completou o secretário.