Após chuvarada de junho e julho, 70% das estradas rurais já foram recuperadas

Pelo menos 70% das estradas rurais já foram recuperadas após a chuvarada que caiu sobre Paranavaí em junho e julho deste ano. A estimativa é do secretário municipal de Agricultura, Osmar Wessler, que aponta a Estrada Cristo Rei como o ponto mais crítico. “Temos dois problemas graves nas baixadas, por isso, vamos ter de fazer a readequação”.
Trata-se de um trabalho mais complexo do que o patrolamento feito na maioria das estradas rurais já recuperadas. “Para a readequação, precisamos retirar as cercas, abrir caixas de contenção e fazer levantes. Sem isso, a água da chuva provoca voçorocas e compromete a estrutura das estradas”, explica Wessler.
No caso da Estrada Cristo Rei, o secretário calcula 50 quilômetros de estragos. A previsão é que a readequação tenha início em novembro, com o uso de máquinas do Programa Patrulha do Campo, do Governo do Estado, que está beneficiando os municípios do Consórcio Intermunicipal Caiuá (Cica). Até lá, a Prefeitura de Paranavaí “vai continuar fazendo paliativos para resolver problemas pontuais”.
As estradas rurais de Paranavaí somam aproximadamente 600 quilômetros de extensão. De acordo com Wessler, cerca de 150 quilômetros precisavam de readequação no início deste ano. Com as fortes chuvas de junho e julho, o número passou para 220 quilômetros.
O secretário afirma que as estradas rurais são essenciais para a economia do município. “O escoamento da produção depende de uma boa estrutura de tráfego”. Para ele, “o produtor já tem altos custos na lavoura, por isso, não podemos prejudicá-lo na hora de fazer o transporte”.
Além disso, Wessler destaca que manter as estradas conservadas é fundamental para que seja possível fazer o transporte dos estudantes que moram na área rural de Paranavaí, trabalho que é visto como uma das prioridades pelo secretário.