Geada deixou estragos nos cafezais do Noroeste

As geadas dos dias 24 e 25 do mês passado deixaram estragos nas lavouras da região Noroeste. A cultura mais atingida, conforme já apontavam as previsões, foi a do café.
A produção para a safra do ano que vem pode ser afetada em até 30%. Também a pecuária deve ser atingida, já que a pastagem na região de Paranavaí ficou muito danificada.
Técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Núcleo Regional de Paranavaí, Ênio Luiz Debarba analisa que essas são as duas atividades mais afetadas. No caso da cafeicultura, a safra deste ano, cuja colheita está em curso, não sofreu qualquer perda.
O problema é o dano causado à planta, que vai afetar a produtividade para a safra do ano que vem. A região possui 1.470 hectares de área plantada, o que resulta em produção de 1.210 toneladas de café beneficiado. É sobre essa produção que pode haver a perda, reitera, destacando que a extensão pode variar de acordo com a propriedade.
No caso da pecuária, a pastagem afetada gera um aumento na oferta no primeiro momento. Porém, a partir daí, pode haver variações. O preço permanece estável, com a arroba do boi gordo na casa de R$ 100,00 e a arroba da vaca cotada na casa dos R$ 92,00.
Conforme o técnico, não há registro de perdas representativas em outras culturas, cujas áreas de plantio são consideradas pequenas na região. O feijão e o milho safrinha já estavam granados, portanto, menos sujeitos às condições apresentadas com a geada. Paranavaí viveu frio intenso em dois dias, não registrado desde 1997, como informou o Simepar. Os termômetros marcaram 1ºC e sensação térmica abaixo de zero grau.
ONDA DE CALOR – Depois dos dias frios, Paranavaí está vivendo uma onda de calor. Ontem o Simepar apontava 31ºC, às 15 horas. A umidade relativa do ar estava em 29%, melhor do registrado na semana passada, quando atingiu nível de alerta de apenas 21%.
Há possibilidade de chuva na região na sexta-feira, porém, as temperaturas permanecem altas, oscilando entre 26 e 30 graus, informa o Simepar.
Já o Climatempo prevê temperatura máxima de 32ºC hoje, mantendo-se na casa dos 31ºC até sexta-feira, com mínima de 17ºC. Pelo Climatempo não há previsão de chuva.