Semana do Agricultor termina com feira de serviços e atividades recreativas

Termina hoje a programação da 5ª Semana do Agricultor de Paranavaí com feira de serviços e atividades recreativas e esportivas no salão da igreja do Distrito de Sumaré, a partir das 14 horas.
Ontem foi dia de visita à microbacia do Ribeirão Arara, local onde é captada a água que abastece o município. A atividade, que teve início no auditório da Unespar/Fafipa com uma apresentação do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias pela Emater, contou com a participação do prefeito Rogério Lorenzetti e prefeitos da região, do deputado estadual Teruo Kato, do chefe do Núcleo Regional da Seab, Rui Cerqueira, secretários municipais, vereadores, produtores rurais e representantes das entidades parceiras do evento.
O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, que havia confirmado sua participação na visita, não pôde comparecer ao evento.
Na parte da tarde, a programação teve continuidade com a realização do Dia de Campo sobre “Sistemas Integrados de Produção Agrossilvipastoril Sustentáveis” (SIPAS-PR), que reuniu palestras de técnicos da Emater e Iapar sobre qualidade do solo e preparo para plantio, contratos de arrendamento para plantio de mandioca, entre outros temas.
O técnico da unidade local da Emater, Ilson Jonacir Gomes, fez um balanço positivo do evento. Para ele, a Semana do Agricultor conseguiu atingir o objetivo de mostrar aos produtores as diversas possibilidades existentes na área técnica do agronegócio. “Aos poucos o evento está crescendo. Já percebemos um número maior de participantes este ano e acredito que no próximo ano o evento vai ganhar ainda mais espaço, com um número maior de participantes”, observou.
“Acho que fomos muito felizes na escolha dos cursos e dos dias de campo, que realmente atenderam a nossa demanda. Conversei com alguns participantes e eles me pareceram muito empolgados, elogiaram a programação técnica e disseram que querem continuar se qualificando sempre que possível. E essa é justamente uma de nossas metas: continuar ofertando cursos ao longo de todo o ano”, afirmou o secretário Osmar Wessler.