Frio provoca aumento no número de pacientes com síndromes gripais

Há aproximadamente 30 dias o Pronto Atendimento Municipal de Paranavaí registrou aumento no número de pacientes com problemas respiratórios, exatamente por causa das quedas de temperatura provocadas pela chegada do inverno. Só para se ter uma ideia, as síndromes gripais foram responsáveis por 170 atendimentos só entre os dias 14 e 20 de julho.
Um levantamento feito pela equipe do PA mostra que as crianças de até nove anos foram as mais atingidas, totalizando 41 casos. Jovens de 20 a 29 anos também são mais suscetíveis aos efeitos do frio: foram 31 atendimentos na semana passada.
Pessoas com mais de 60 anos somaram 25 casos de síndromes gripais registrados pela equipe do PA de Paranavaí. Já os pacientes entre 10 e 19 anos e entre 40 e 49 anos representaram 28% dos doentes com síndromes gripais, cada grupo com 24 atendimentos.
Nesse mesmo período, o relatório do PA revela que a maioria das pessoas que procuraram ajuda médica é de mulheres, responsáveis por 93 atendimentos. De 14 a 20 de julho, 77 homens procuraram auxílio médico por causa dos problemas respiratórios.
Em relação aos casos de gripe A H1N1, o diretor administrativo do Pronto Atendimento de Paranavaí, Jair Alves Queiroz, informa que foram feitas 23 coletas para exames laboratoriais. Quatro deles tiveram resultados positivos.
Segundo Queiroz, a expectativa é que nos próximos dias o número de pacientes com síndromes gripais aumente, por causa das baixas temperaturas registradas nos últimos dias.
SANTA CASA – Na tarde de ontem, 10 pessoas estavam internadas na Santa Casa de Paranavaí com problemas respiratórios. Cinco desses pacientes tinham sintomas de gripe A H1N1. Uma pessoa respirava com ajuda de aparelho. Na semana passada, foram 16 internamentos, na semana retrasada, nove.