PM aumenta a fiscalização para coibir som alto

A Polícia Militar de Paranavaí aumentou o rigor na fiscalização contra o abuso no volume de som automotivo, de festas e em bares. Nos últimos 45 dias foram apreendidos seis veículos que tiveram seus equipamentos retirados. Somente no último final de semana foram três carros com aparelhagens de som apreendidas. No mesmo período, sete residências e comércios foram visitados por causa do volume exagerado do som.
De acordo com o Capitão Hélio de Oliveira, Comandante da 1ª Companhia, além de atrapalhar a população, as ocorrências desta natureza tumultuam o serviço da PM. “Mais da metade das chamadas telefônicas é de pessoas reclamando do som alto. Com isso, deixamos de fazer nossa verdadeira missão”, disse o comandante.
Oliveira explicou que a ordem de intensificar as ações para acabar com a perturbação de sossego faz parte de uma meta do comando estadual. “A exemplo de outras cidades do Paraná, estamos reforçando o efetivo nos finais de semana para combater esse tipo de contravenção”, concluiu o capitão.
DELEGACIA – O delegado operacional da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, informou que muitas pessoas acreditam que podem ouvir som alto até às 22h. Porém, a legislação não especifica um horário. “Qualquer horário que a pessoa se sentir incomodada com o som, pode acionar a polícia”, disse.
Rossato explicou que desde o mês de abril aumentaram as apreensões de som automotivo. Com relação ao som em residências e comércios, normalmente as pessoas não levam adiante as reclamações. “Isso porque elas devem ir à delegacia para fazer um Termo Circunstanciado”, explicou.
FÓRUM – No caso do equipamento do som automotivo apreendido, é o dono do carro que deve providenciar a retirada do equipamento, sendo que o mesma fica retido na delegacia. Na audiência que acontece no juizado especial, os proprietários normalmente são penalizados a pagar uma multa de um salário mínimo.
Caso a pessoa seja reincidente ou não aceite pagar a multa, o som fica retido e é doado para uma entidade. A pessoa também é condenada a uma pena alternativa de prestação de serviço à comunidade ou pagamento de multa.
OCORRÊNCIAS – As três últimas apreensões aconteceram na noite do sábado. Dois veículos estavam no Jardim Antigo Aeroporto em um tradicional ponto que reúnem jovens. O terceiro carro foi apreendido no Jardim Morumbi.
De acordo com a Polícia Militar, a primeira apreensão aconteceu às 20h. O veículo VW Gol trafegava na Avenida Mauá com o som em alto volume. O motorista não possuía carteira de habilitação. Por volta das 22h uma picape VW Saveiro foi apreendida na Avenida Heitor Furtado. Na mesma via os policiais apreenderam um VW Gol. Todos os carros foram encaminhados para a delegacia.