Evento sobre o Mãe Paranaense reuniu profissionais de toda região

Profissionais de saúde das 28 cidades da região participaram ontem à tarde de uma reunião que tratou de vários aspectos envolvendo o Programa Mãe Paranaense. O encontro, na sede do Núcleo Regional de Educação, tratou da reorganização do fluxo para atendimento à gestante.
O objetivo é facilitar o acesso das mães ao programa, garantindo todo o fluxo, define Olga Peterlini, assessora da Superintendência de Atenção à Saúde, da secretaria de Saúde do Paraná. Além de representantes dos municípios, também participaram profissionais de hospitais e do Consórcio intermunicipal de Saúde, informa a diretora da 14ª Regional de Saúde, Verônica Moraes Francisquini Gardin.
A Rede Mãe Paranaense propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.
É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo 7 consultas, a realização de 17 exames, a classificação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional.