Padre Geraldo Bogoni diz que Deus o abençoou com o dom sacerdotal
No último sábado (06 de julho) na Catedral Maria Mãe da Igreja, no Jardim Iguaçu, em Paranavaí, o bispo emérito dom Rubens Augusto de Souza Espíndola e o vigário da Catedral, padre Inácio Schiroff, concelebraram com o padre Geraldo Bogoni a Santa Missa pelos 50 anos de sua ordenação sacerdotal, com a presença de várias centenas de fieis e familiares do “aniversariante”. Em sua saudação, o bispo emérito, dom Rubens, lembrou os primeiros encontros que teve com o padre Geraldo, quando de suas visitas a familiares em Paranavaí e, tomando conhecimento de sua atuação e experiência na instalação de Seminários da Ordem de São Camilo de Lellis, consultou-o sobre a instalação do Seminário Diocesano em Paranavaí e sentiu-se animado pelas informações. Graças ao trabalho diocesano, “formamos já 36 novos padres para nossas comunidades e você, padre Geraldo, tem parte nisso”, disse agradecido o bispo emérito que, apesar da idade avançada, continua servindo à comunidade ao lado do bispo que o sucede desde 11 de abril de 2011, dom Geremias Steinmetz.
Ao comemorar o Jubileu de Ouro Sacerdotal, o padre Geraldo Bogoni disse que foi abençoado por Deus com o dom de ser sacerdote, sentindo-se feliz pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo de sua missão e encorajado para continuar servindo a Deus, através de sua palavra e sua obra, que nos últimos 13 anos realiza no Seminário e Paróquia do Espírito Santo em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), para onde foi enviado pela Ordem de São Camilo de Lellis com a missão de organizar a Pastoral da Saúde, segmento ao qual a ordem se dedica originariamente. Nessa cidade boliviana atua com outros 180 padres.
O pároco da Catedral Maria Mãe da Igreja, padre Inácio, encerrou a Santa Missa dizendo-se orgulhoso de ver o colega festejando seus 50 anos de sacerdócio. Perante toda a comunidade, pediu licença para “beijar o coração deste padre, que nos provoca orgulho e encorajamento para continuarmos a nossa missão”.
A família Bogoni de Paranavaí e parentes vindos de Curitiba, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina especialmente para a ocasião, reuniram-se em jantar no Kilinho Restaurante após a cerimônia religiosa.
#IMG03CURRÍCULO DO PADRE GERALDO
Nasceu em 10 de março de 1938 em Videira-SC. Filho de Maria Miglioranza Bogoni e Ângelo Bogoni. Foi ordenado padre em 29 de junho de 1963 em S. Paulo. Celebrou a 1ª Missa em Paranavaí nem 7 de julho de 1963. Foi capelão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo por 14 anos. Foi capelão do Hospital das Clínicas de Curitiba e diretor do Seminário São Camilo de Lellis de Curitiba por sete anos. Foi mestre de Noviços Camilianos em Cotia-SP por sete anos. Foi eleito Superior Maior da Província Camiliana Brasileira e presidente das Entidades Camilianas do Brasil por dois mandatos consecutivos de três anos. Foi diretor do Seminário São Camilo de Lellis em Iomerê-SC por dois anos. Participou como provincial da Província brasileira em encontros com a Direção-Geral da Ordem na África (em países como Burkina-Faso, Benin, Costa do Marfim, Togo e Gana), na Ásia (em países como Coréia do Sul, Taiwan, Filipinas e Tailândia), na Europa (em países como Israel, Itália, Suíça, Áustria, Alemanha, França e Espanha) e América do Sul (Peru, Equador, Colômbia e Bolívia). Em 2000 foi enviado à Bolívia,onde permanece até os dias atuais.
O currículo acadêmico inclui licenciatura em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes-SP; licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo; licenciatura em Psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo; especialização em Aconselhamento Psicológico pela Universidade de S. Paulo (USP).
(Texto: Saul Bogoni; Fotos: Robson Fracarolli)