Governador Beto Richa destaca pontos fundamentais na reforma política

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), esteve ontem em Paranavaí. Ele se reuniu com lideranças regionais e assinou convênio para repasse de uma patrulha rural para o Consórcio Caiuá que engloba dez municípios. Antes da reunião, o governador falou sobre reforma política e pontos que considera fundamentais no processo.
Para Beto Richa, é preciso debater o voto distrital misto (que no parlamento permite representação melhor distribuída por região), além de financiamento público de campanhas, bem como mecanismos que garantam mais respeito por parte dos políticos com mandato. Para o governador, o Brasil já avançou em alguns pontos. Destaca a fidelidade partidária como importante instrumento já aplicado.
O governador também opinou sobre as manifestações que acontecem pelas ruas de todo o país. Ele se mostrou favorável e citou casos que, conforme entende, desgastam alguns políticos perante a opinião pública. Casos como o do pedágio paranaense, cuja promessa de governante anterior foi de redução ou suspensão.
Ele aproveitou para anunciar que deve anunciar uma redução, fruto de negociações com as empresas concessionárias. O governador lembrou que existem contratos e que os mesmos devem ser honrados.
CRÍTICAS – Beto Richa também criticou o Governo Federal pelos poucos recursos recebidos pelo Paraná. Conforme analisa, o Estado tem dois ministros e outros integrantes da equipe federal. Ainda assim, é apenas o 23º em recebimento de recursos, apesar de ser o 5º maior gerador de receitas.
Na avaliação do chefe do executivo paranaense, os dados mostram discriminação para com o Estado, gerando sofrimento. O governador complementa pedindo a distribuição mais proporcional das receitas, podendo revertê-la em qualidade de vida.  
COMPROMISSOS – O governador Beto Richa também falou da série de compromissos na região Noroeste nas últimas duas semanas. Ele visitou seis cidades ontem e para hoje estavam previstas mais seis visitas. Na semana passada foram doze cidades. Nestes municípios, o governador assina convênios, verifica obras em andamento e assina novas ordens de serviço.
Ele afirmou que acompanha as perdas das cidades com as recentes chuvas. Toda a estrutura de governo está mobilizada para reduzir o drama das pessoas, sintetiza.
Beto Richa assinou em Paranavaí um convênio com o Consórcio Caiuá, que engloba dez cidades. Trata-se de cessão de uma patrulha mecanizada com treze equipamentos. São 20 patrulhas para todo o Estado. Outras 30 serão adquiridas no ano que vem.  
As máquinas vão fazer a readequação de estradas rurais, estratégicas para a produção, conforme lembrou o prefeito paranavaiense, Rogério Lorenzetti. A patrulha será utilizada pelos dez municípios, seguindo critério de número de habitantes.
REUNIÃO – Antes da assinatura do convênio, em evento na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – ACIAP – o governador se encontrou reservadamente com um grupo de lideranças da região, dentre elas, o deputado estadual Antonio Teruo Kato, e o presidente da entidade, Guto Costa. Os representantes pediram a criação de uma companhia independente da Polícia Militar em Loanda, atualmente 2ª companhia do 8º Batalhão de Paranavaí.
A proposta de readequação da PM prevê o desmembramento em relação a Paranavaí, mas com a passagem para o Batalhão de Cruzeiro do Sul. O critério é padronizar o “tamanho” das unidades militares com cerca de 200 mil habitantes.
O argumento apresentado pelas lideranças é de que essa mudança não atende aos interesses da região, até pela distância em relação à unidade. Por outro lado, trata-se de uma região turística com um grande volume de pessoas em trânsito. Sem contar que é uma área muito perto da fronteira com o Paraguai. O governador antecipou que é possível fazer as adequações a partir de um estudo técnico.