Fórum discute formas de preparar melhor o trabalhador

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, se reuniu ontem com lideranças dos municípios da região de Paranavaí. Veio discutir e incentivar uma maior participação de prefeituras no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Com isso, pretende inverter a realidade de que grande parte das pessoas que procuram as Agências dos Trabalhadores não tem qualificação técnica para exercer as funções ofertadas.
Somente em Paranavaí cerca de 40% das vagas oferecidas não são ocupadas por causa da não qualificação dos candidatos.
Cerca de 150 pessoas participaram do Fórum e ouviram o secretário afirmar que a qualificação profissional de trabalhadores é um desafio que exige esforço integrado entre todos os segmentos envolvidos.
Romanelli lembrou que os municípios têm à disposição cursos profissionalizantes que são realizados pelo Senai, Senac, Senat, Senar, além do Instituto Federal do Paraná. “Os trabalhadores têm à disposição cursos que melhorarão a qualidade do serviço prestado e com isso aumentarão sua renda", disse Romanelli.
Para o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, o fórum foi importante porque implantará ações voltadas à qualificação. Com isso haverá oportunidades para jovens, desempregados e para pessoas que fazem parte dos programas de distribuição. “O Brasil precisa avançar e isso será possível com qualificação dos trabalhadores”, afirmou o prefeito.
O Presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Cláudio Golemba, foi enfático ao afirmar que os investimentos na formação profissional devem ser constantes.
“Vou conversar com os prefeitos que fazem parte da Amunpar, e pedirei que eles tenham uma atenção especial para promover esses cursos profissionalizantes”, falou Golemba.
TERUO KATO – Relembrando a importância da instalação da sede da Unespar em Paranavaí, o deputado estadual Antônio Teruo Kato acredita que a soma de forças das lideranças regionais poderá render bons frutos na área de qualificação.
“Com o engajamento de todos rapidamente poderemos reverter a atual situação e qualificar de fato nossa população”, explicou o deputado.
PRONATEC – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de qualificar o profissional e facilitar o retorno do trabalhador ao mercado de trabalho no menor tempo possível. Nos últimos dias o Governo do Paraná já havia realizado fóruns de qualificação em outras regiões do Estado.
Em Paranavaí participaram do encontro prefeitos, secretários municipais, agentes de qualificação profissional das instituições do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Unespar/Fafipa e Secretarias de Estado da Educação e do Trabalho, Emprego e Economia Solidária.