Grande volume de chuva ameaça lavouras de Paranavaí e região

O excesso de umidade pode provocar grandes prejuízos nas lavouras de Paranavaí e região. A preocupação é do pesquisador técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) do escritório regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Ênio Luiz Debarba.
Segundo ele, o grande índice de precipitação registrado nos últimos dias pode afetar as plantações mais recentes de mandioca e cana-de-açúcar.
Nas lavouras de café, mais preocupação: os que não foram colhidos podem ser derrubados por causa das pancadas de chuva, resultando na perda de qualidade. Nas plantações de milho, o risco é de ataque de lagartas do cartucho.
Outro problema está no encharcamento do solo. Debarba explica que o excesso de chuva compromete as curvas de nível, o que afeta diretamente as lavouras, por causa da possibilidade de soterramento, especialmente da cana e da mandioca.
Por outro lado, a chuvarada favorece as pastagens. O pesquisador técnico do Deral afirma que a entrada do inverno com grandes índices de precipitação promovem a formação de reserva de água, evitando que os pastos sequem.