Paixão brasileira incorporada na cultura japonesa

Que a cultura japonesa influenciou muito o esporte no Brasil não se pode negar. As artes marciais é um bom exemplo.
Porém, a “maior” paixão brasileira, o futebol, também contagiou os japoneses. No país dos samurais, o futebol é o terceiro esporte mais popular. A paixão se firmou depois da Copa de 2002 e foram os jogadores brasileiros que ajudaram os japoneses a ganhar intimidade com a bola.
Em Paranavaí não é diferente. Prova disso, é que a Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC) mantém um departamento específico de futebol. De acordo com a presidente da entidade, Elza Makino, 20 pessoas semanalmente se reúne duas vezes para ter um momento de laser.
MAIS ESPORTE – Além do futebol, a SPDC ainda promove o Undokai, gincana esportiva onde um grande número de voluntários organiza, arrecadam fundos, fazem e servem lanches para os visitantes. Durante todo o dia as pessoas participam de diversas modalidades de atividades.
Outro esporte bastante praticado pelos descendentes de japoneses em Paranavaí é o Gateball. Esse esporte foi criado em 1947 logo após a II Guerra Mundial. Praticado principalmente por pessoas de mais idade, ele é jogado em uma quadra retangular com três gates (arco) e um goal pole (pino central).
Neste espaço dois times (vermelho e branco) composto de cinco jogadores marcam um ponto por bola que atravesse um gate e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). O jogo tem duração de 30 minutos.
Outro esporte muito praticado pelos descendentes japoneses de Paranavaí é o Softball. A versão mais simplificada do baseball e que tem um campo menor e um tempo inferior ao do baseball. Além disso, a bola no softball é maior e o lançamento é feito por baixo (na altura do quadril). O objetivo é de marcar pontos.