Teruo destaca sessão histórica e a luta pela Reitoria da Unespar em Paranavaí

CURITIBA – Para o líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Teruo Kato, o Parlamento estadual viveu um momento histórico nesta semana, quando da votação, pelos deputados, do projeto de lei nº 144/2013, do Poder Executivo, que consolida a Universidade Estadual do Paraná – Unespar, com sede no município de Paranavaí.
“Essa universidade, que se consolida como a terceira do Paraná, com certeza será um dos grandes orgulhos de toda a nossa gente”, disse Teruo, ainda na sessão da quarta-feira, um dia depois da aprovação da matéria, quando fez questão de agradecer a todos aqueles que contribuíram para o resultado, e que acabou acontecendo por 46 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
Ex-prefeito de Paranavaí, o parlamentar elogiou a iniciativa do governador Beto Richa de encaminhar a mensagem com o projeto ao Legislativo, realçando o significado da medida para o Paraná e, particularmente, para o Noroeste.
“Venho para agradecer as pessoas que contribuíram muito para que esse processo pudesse chegar aonde chegou e que a gente pudesse ter um resultado tão significativo para nossa região Noroeste do Paraná”, frisou o deputado. Teruo fez questão de agradecer um a um aos demais deputados da Casa.
PANORAMA – A Unespar, universidade que vai unir os campi de oito faculdades estaduais espalhadas por diversas cidades do estado, foi criada através de decreto governamental publicado em 2001. Desde então a proposta ficou na gaveta. No ano passado, o governador Beto Richa decidiu encaminhar a proposta.
O município de Paranavaí, base política de Teruo, assinalou com o interesse de receber a Reitoria da universidade, que originalmente estava prevista para ser instalada em Jacarezinho. Para isso, o prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) disponibilizou o prédio e se comprometeu em garantir por dois anos o custeio da estrutura.
RECONHECIMENTO – Na Assembleia, Teruo lembrou também o gesto dos deputados Valdir Rossoni (PSDB) e Douglas Fabrício (MD), que tinham intenção de levar a Reitoria para União da Vitória e Campo Mourão, mas entenderam as dificuldades e passaram a apoiar a estrutura em Paranavaí.
“Quero agradecer muito o Valdir Rossoni e o Douglas Fabrício que queriam levar a Reitoria para cidades de sua região, mas no momento em que isto não era possível, passaram a trabalhar para que a reitoria fosse para o interior do estado, em Paranavaí”, frisou.
E completou Teruo: “Quero agradecer também a todos os que vieram da nossa região, muitas lideranças, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças classistas, empresariais, vereadores, alunos, professores… na verdade a todos aqueles que fizeram questão de estar presentes nessa sessão, que com certeza ficará marcada na história da nossa região e na história do nosso estado”.