Número de motoristas multados pelo radar móvel diminuiu cerca de 8% em Paranavaí

Um balanço da Diretoria de Trânsito (Ditran) de Paranavaí, feito a pedido do Diário do Noroeste, mostra que nas últimas três semanas houve uma diminuição no número de motoristas flagrados, pelo radar móvel, trafegando acima da velocidade.
De acordo com a Prefeitura, em média, cerca de 1.100 motoristas foram multados após o retorno do radar móvel. O equipamento ficou inativo por 20 dias para ajustes técnicos.
O secretário de Comunicação Social, Jorge Roberto Pereira da Silva, explicou que nas três semanas antes do problema técnico, a média de multas aplicadas através do radar foi de 1.200 infrações. A média é de 80% de infrações médias, 15% graves e 5% gravíssimas.
Para o secretário, os números mostram que os motoristas estão cada vez mais conscientes e andando dentro do que é estabelecido por lei. “O objetivo do radar móvel não é multar. Queremos criar uma conscientização e fazer com que o trânsito flua melhor e com segurança”, afirmou Silva.
SEM PREJUÍZO – O secretário explicou que a procuradoria jurídica da Prefeitura de Paranavaí está analisando como fará a compensação dos dias em que o radar móvel não foi utilizado por conta da manutenção.
“Estamos esperando um parecer jurídico que definirá se o valor dos dias parados será descontado ou se esses dias serão acrescentados ao final do contrato”, disse o secretário.
O contrato com a empresa que registra as imagens para que as multas sejam aplicadas foi renovado no último mês de março. O município paga mensalmente R$ 4.800 pelo serviço prestado. Nos primeiros cinco meses o radar registrou 4.715 multas. Destas 3.232 multas por infração média, 1.262 grave e 221 gravíssima.