5º Fórum de Cultura prossegue com seminário de Saul Bogoni sobre a história de Paranavaí

O 5º Fórum de Cultura de Paranavaí recomeça hoje (8h) com algumas intervenções artísticas no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. No mesmo local, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h15, o professor Saul Bogoni vai ministrar o seminário “Paranavaí – Fatos e Memórias” em que apresenta um panorama da história local e regional, levando ao público principalmente fatos ainda pouco desconhecidos.
Às 11h, a equipe do Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico de Paranavaí encena “Foi Assim que Cheguei Aqui”, um espetáculo com vídeos e narrações de pioneiros. “A peça é interpretada apenas por atores locais. É uma forma dinâmica de aproximar a população da sua própria história e identidade cultural”, comenta a coordenadora do Museu, Rosi Sanga.
“Às 15h, teremos uma nova recepção artística, seguida pela apresentação do Projeto Memória e Oralidade: Narrativas da Microrregião do Extremo-Noroeste do Paraná, coordenado pela professora Elmita Simonetti Pires. O projeto tem a parceria do GT de Artes Cênicas na contação de causos”, explica o diretor geral da Fundação Cultural, Amauri Martineli.
O trabalho que tem a direção da professora Elmita começou a ser desenvolvido na região de Paranavaí há vários anos e em breve deve se tornar uma importante referência para pesquisas sobre a cultura regional.
Às 16h30, o evento vai ser retomado no Teatro Altino Costa com a roda de conversa “Paranavaí – História e Memória – Como e Quando Celebrar?” que discute as controvérsias em torno da data de comemoração do aniversário da cidade. Às 20h, o GT de Artes Cênicas de Paranavaí e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Paranavaí vão apresentar no Centro da Juventude da Vila Operária a palestra-show “Cultura e Cidadania”.
“É um espetáculo em que misturamos palestra, apresentações artísticas e contação de causos”, explica Rosi. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)