Assembleia aprova sede da Unespar em Paranavaí
A questão da localização da sede administrativa da universidade voltou a provocar novas polêmicas na sessão, que contou com as presenças de lideranças universitárias, políticas, empresarias e estudantes. Isto porque havia um movimento defendendo que a instituição fosse dirigida a partir de Curitiba.
Ao concluir os trabalhos do Plenário, o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), voltou a enaltecer a importância do debate e disse que a decisão de instalar a Reitoria em uma cidade do interior dará mais legitimidade à instituição. “Fica muito mais funcional a Reitoria estar integrada a uma estrutura avançada no interior. Aliado a isso, leva o desenvolvimento para a região”, declarou.
Para concluir o trâmite da matéria no Legislativo ainda ontem, o projeto foi votado em regime de Comissão Geral, conforme requerimento apresentado pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do Governo, e assinado por diversos outros parlamentares. A proposta foi submetida a discussões na sessão ordinária e em uma sessão extraordinária. Passou na primeira votação com 45 votos favoráveis e nenhum contrário; e na segunda discussão recebeu 46 votos “sim” e nenhum voto “não”.
Durante as votações, diversos parlamentares discursaram defendendo seus argumentos sobre a cidade que tinha melhores condições para abrigar a Reitoria da Unespar. Foram apresentadas três emendas, propostas por diversos deputados, transferindo a decisão de escolha da cidade para o Conselho Universitário da instituição. Mas nenhuma foi acolhida.
“A mudança reforça o compromisso do governador Beto Richa com a interiorização da estrutura de governo e com o desenvolvimento sustentável do interior do Estado. A sede da Unespar vai levar progresso e geração de empregos para a região de Paranavaí, que busca instrumentos para o seu desenvolvimento”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB).
O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, comemorou a aprovação e lembrou que o interior precisa de estímulo para se desenvolver. “A decisão do governador Beto Richa foi ousada e revelou visão estratégica. É um governador municipalista que se preocupa com o interior. Essa medida representou uma quebra do paradigma que estabelece que tudo deve ir para a capital e nada para o interior”, afirmou Lorenzetti.
ELOGIA – O prefeito Rogério Lorenzetti destacou o apoio do governador Beto Richa e do deputado estadual Antônio Teruo Kato como fatores de peso na aprovação do projeto de lei.
“O governador foi o maior cabo eleitoral a favor da instalação da sede da Unespar em Paranavaí. Este apoio e indicação foram extremamente importantes neste momento. Assim como a atuação do deputado Teruo, que teve papel fundamental na articulação de apoio de outros deputados dentro da Assembléia. Muitos companheiros nos procuraram logo após a votação para destacar que a atuação do Teruo pesou para que eles votassem a favor do projeto”, frisou.
Lorenzetti reiterou a ideia de que a instalação da Reitoria em Paranavaí será indutora de desenvolvimento para a região. “Com mais cursos, mais pessoas serão atraídas para o município e para a região. A pesquisa cientifica será fomentada e haverá qualificação de mão de obra. Essa iniciativa do governador Beto Richa fortalece o interior e tem reflexos no fortalecimento de toda a região”, concluiu.
Uma caravana de Paranavaí formada por acadêmicos, lideranças classistas e políticas de praticamente todas as cidades que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) foram até Curitiba acompanhar a votação na ALEP.
O presidente da Amunpar, Cláudio Golemba (prefeito de Alto Paraná) havia se manifestado na Sessão Plenária da última segunda-feira (3), também a favor da sede da Unespar em Paranavaí. “Vivemos num mundo globalizado, interligado, em que não vê dificuldades de acesso dos demais campi à cidade de Paranavaí. O Governo está demonstrando uma visão estratégica, que valoriza o interior do estado”, frisou.
Como funciona a Unespar
Unespar é a terceira maior universidade mantida pelo Estado em número de estudantes, com aproximadamente 12.600 alunos de 150 municípios paranaenses. O governo investe na manutenção do ensino superior estadual cerca de R$ 1,3 bilhão por ano.
Com 67 cursos de graduação, cerca de 800 professores e aproximadamente 13 mil alunos, a Unespar é composta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Escola Superior de Segurança Pública (Academia do Guatupê); Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).