Região Noroeste une-se para defender a Reitoria da Unespar em Paranavaí
A região Noroeste está unida na defesa da sede da Reitoria da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) em Paranavaí, mantendo o que já foi anunciado pelo governador Beto Richa.
Tanto que nesta segunda-feira sairá uma caravana com vários ônibus para a capital, visando a participação em audiência no Palácio Iguaçu, na próxima terça-feira. A maioria dos prefeitos e pelo menos um vereador por cidade estarão na reunião.
O presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), Cláudio Golemba, reforça que, além dos prefeitos e dos vereadores, dezenas de outras lideranças estarão mobilizadas, inclusive da área da educação. Ele se mostra otimista com a união de forças regionais, por isso, aposta, a audiência terá mais de 100 pessoas.
Para facilitar o acesso, a caravana está organizada com ônibus, disponibilizados de acordo com a necessidade. Interessados ainda podem se inscrever, como informa a assessoria da Amunpar. A confirmação deve ser feita através do telefone 3423-4848 (com Dênis). A saída acontece nesta segunda-feira (3), às 22h, da frente da Prefeitura de Paranavaí.
A mobilização liderada pela Amunpar pede que as lideranças participem da reunião com o governador e depois sigam para a Assembleia Legislativa, onde será votado o projeto de lei que trata da universidade e cuja sede em Paranavaí obteve parecer contrário na Comissão de Educação. Trata-se, portanto, de uma votação fundamental para definir o futuro da Reitoria da Unespar.
O pedido de Golemba prevê também um esforço de cada liderança junto aos deputados estaduais. A sugestão é de que os parlamentares recebam o maior número possível de pedidos para que votem com a região. Golemba, por exemplo, argumenta que passou da hora do Noroeste ir além da produção agrícola.
“É hora de avançar na educação, dar novas oportunidades, trazer ciência e tecnologia”, sintetiza o prefeito de Alto Paraná, cidade onde também exerce a medicina. A medida é ainda coerente com a necessidade de promover a interiorização, ou seja, levar desenvolvimento para todas as regiões do Estado.
O tema Unespar movimentou a semana paranavaiense. Os acadêmicos da Unespar/Fafipa estão se organizando para participar da viagem a Curitiba, inclusive distribuindo o convite via redes sociais. Também os empresários, através da Aciap, buscam igual organização. A entidade estará representada na votação.
A Unespar foi constituída no final de 2010 e sofreu remodelações a partir de 2011. Ela integra sete faculdades estaduais antes isoladas, situadas em Campo Mourão, Apucarana, União da Vitória, Paranaguá e Curitiba, além da Fafipa de Paranavaí.
Paranavaí é o maior campus com mais de 2.600 alunos nos 11 cursos de graduação e nos demais de pós-graduação. No total, a Unespar conta com mais de 800 professores. Em Paranavaí a instituição atende estudantes da região Noroeste do Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste de São Paulo.