Fórum de Cultura começa na quinta
De quinta até sábado, o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, Escola de Música Luzia Guina Machado e Centro da Juventude da Vila Operária vão ser cenário do 5º Fórum de Cultura de Paranavaí. Com o tema “Cultura e Memória”, o evento tem como principais atrações um show do cantor Fredy Fevereiro e um workshop da coordenadora da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Regina Iório. A entrada é gratuita.
Na quinta-feira, às 20h, a abertura do 5º Fórum de Cultura começa com um show do conceituado cantor Fredy Fevereiro, de prestígio internacional, que vem a Paranavaí interpretar clássicos de Ary Barroso. Na sexta-feira, o fórum reinicia às 8h, com uma recepção artística seguida pelo seminário “Paranavaí – Fatos e Memórias”, ministrado pelo professor Saul Bogoni das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h15. Às 11h, a equipe do Museu de Paranavaí encena “Foi Assim que Cheguei Aqui”. Às 15h30, a professora Elmita Simonetti Pires apresenta o projeto Memória e Oralidade: Narrativas da Microrregião do Extremo Noroeste do Paraná que conta com a participação do GT de Artes Cênicas de Paranavaí.
Às 16h30, o evento é retomado no Centro da Juventude da Vila Operária com a roda de conversa “Paranavaí – História e Memória – Como e Quando Celebrar?”. Às 20h, o GT de Artes Cênicas e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Paranavaí (CMPC) ministram a palestra-show “Cultura e Cidadania”. No sábado, das 9h às 11h30, a coordenadora do portal de informações culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Regina Iório, vai dar um workshop sobre elaboração de projetos culturais. Regina é escritora e doutora em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também já trabalhou na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Às 15h, a palestra-show ‘Cultura e Cidadania’ é reapresentada pelo GT de Artes Cênicas e Conselho de Políticas Culturais. Às 20h, a programação continua com a reinauguração da Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado, onde o fórum se encerra com a realização do “Noite de Atena”, evento que reúne música, barzinho, exposição de artes, exibição de documentário, teatro, dança e poesia. O fórum idealizado pela Fundação Cultural tem a parceria do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep) e CMPC, além do apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Serviço Social do Comércio (Sesc), Diário do Noroeste, Café Itamaraty e Secretaria Municipal de Turismo.