Maioria dos empresários não quer abertura dos mercados aos domingos

Empresários de Paranavaí se reuniram ontem em assembleia geral para definir uma série de propostas que serão apresentadas ao Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom). Na ocasião, a maioria dos supermercadistas se posicionou contra a jornada de trabalho aos domingos, havendo somente uma manifestação favorável.
Durante a assembleia geral não houve votação para definir se os supermercados de Paranavaí abrirão em todos os domingos, se apenas em dois finais de semana ou nenhum. Até porque, apenas duas empresas do setor representadas no encontro dos empresários são associadas ao Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar).
Os patrões também apresentaram parâmetros para o índice de reajuste salarial. A categoria está disposta a pagar o mínimo regional, estabelecido em R$ 914 pelo Governo do Estado. Atualmente, o comércio de Paranavaí paga R$ 850, valor que segundo o presidente do Sivapar, Ivan Brasiliano Costa, está entre os maiores do Paraná.
Outro assunto em pauta foi o calendário comercial. Os horários de funcionamento das lojas do centro e dos bairros da cidade devem ser semelhantes aos estabelecidos pela Convenção Coletiva do Trabalho em vigor. Algumas mudanças deverão ser sugeridas, conforme avaliações feitas pelos próprios empresários.
De acordo com Costa, a categoria se reunirá novamente para estabelecer quais propostas serão apresentadas ao Sindoscom durante as negociações para o fechamento da nova Convenção Coletiva do Trabalho. Ele afirmou que pode haver mais do que uma rodada de negociações, até que tudo esteja definido.