Título paulista consagra fair play corintiano
"Foi de novo a equipe mais disciplinada do campeonato", disse Tite. "Não apelou em nenhum momento, tem o melhor jogador brasileiro do outro lado, o Neymar. E em nenhum lance faltou lealdade".
Dos 20 times participantes, apenas o Corinthians conseguiu encerrar esta edição do Estadual sem receber cartões vermelhos, apesar dos 43 cartões amarelos (sétimo neste ranking).
Segundo o Datafolha, o Corinthians de Tite é o time que mais apanha (20,2 faltas por jogo) e o que mais desarma o adversário (115,3 por jogo, em média). Mesmo assim, é o que menos comete faltas: 14,5 infrações por jogo, praticamente empatado com o Santos (14,4).
"Há três anos é o time mais disciplinado do país", diz o treinador corintiano. No domingo, após o empate na Vila Belmiro, Tite elogiou a cabeça fria dos jogadores, principalmente pelo pouco tempo de recuperação após o jogo contra o Boca.
"Se eu estivesse desequilibrado, se os atletas tivessem desequilibrados na quarta-feira, e até teriam motivos para isso, tamanho o absurdo, o deplorável que ocorreu, poderia ser motivo para insuflar o torcedor e dar briga", disse.
"Matamos no peito e seguimos em frente", continuou Tite. "Imagina o que é recuperar isso, em sete dias fazer três jogos, pegar o Santos, que descansou no meio da semana, ficar seis dias concentrados… fomos buscar essa força no fundo da alma e ter essa condição física".
Os santistas reclamaram que o lateral Fábio Santos poderia ter sido expulso, no segundo tempo, quando cometeu falta dura, e já tinha cartão amarelo. Também houve troca de provocações entre Neymar e Paulo André. "Ele está deixando o pé, não gosta de apanhar, mas gosta de bater", reclamou o zagueiro.
Corinthians conquista seu 27º título estadual
O Corinthians apegou-se à bandeira que carrega em seu escudo para voltar a sorrir.
Quatro dias após as lágrimas do Pacaembu, quando caiu da Libertadores, o atual campeão continental e mundial voltou às suas origens: segurou o Santos de Neymar na Vila Belmiro para conquistar o seu 27º título estadual.
O empate em 1 a 1, anteontem, impediu o inédito tetracampeonato santista e deu aos corintianos o único título possível neste semestre ao futebol paulista.
A taça, ganha graças à vitória por 2 a 1 no jogo de ida, alivia a dor pela queda contra o Boca Juniors e foi integralmente dedicada à torcida pelo seu apoio incondicional.
Coube ao inesgotável Danilo, 33, a honra do gol do título, logo no primeiro ataque após sair atrás no placar. Frio, aproveitou sobra para bater firme e calar o estádio.
Pelo terceiro ano seguido, o Corinthians conquista um título. No tira-teima com o Santos, 2 a 1: ambos decidiram o Estadual de 2009 e 2011, com uma vitória cada um.
Se na quarta-feira a chiadeira contra Carlos Amarilla foi corintiana, hoje foram os santistas que se queixaram de Guilherme Ceretta de Lima.
Mas Muricy Ramalho admitiu o domínio do rival. "Jogamos o que dá para jogar. O Corinthians foi melhor."
SANTOS
Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior (Patito), Arouca, Cícero e Felipe Anderson; Neymar e André (Miralles). Técnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANS
Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Romarinho (Alexandre Pato), Danilo e Emerson (Edenilson); Guerrero (Douglas). Técnico: Tite
Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Juiz: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Gols: Cícero, aos 26min, e Danilo, aos 28min do primeiro tempo