Fornecimento de energia da Copel cresce 8,9% no primeiro trimestre

CURITIBA – O fornecimento de energia elétrica da Copel – composto pelas vendas no mercado cativo da Copel Distribuição e as vendas no mercado livre da Copel Geração e Transmissão – registrou expansão de 8,9% nos três primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2012.
O resultado foi influenciado pelo crescimento de 216,7% nas vendas para o mercado livre da Copel Geração e Transmissão, que totalizou 1.009 gigawatt-hora (GWh) no trimestre.
“Realizamos vários leilões para o mercado livre nos últimos anos e tivemos sucesso em comercializar a energia das nossas usinas a preços mais atraentes”, explica o diretor de Geração e Transmissão da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn.
No mercado cativo, que consumiu 5.776 GWh no trimestre, o destaque é o aumento de 4,3% no consumo da classe residencial, que chegou a 1.726 GWh. Ao final de março, a classe residencial equivalia a 29,9% do mercado cativo da Copel, totalizando 3,2 milhões de consumidores atendidos.
Na classe industrial – 27,7% do mercado cativo, ou 88,5 mil consumidores – apresentou uma redução de 12,7% no consumo do primeiro trimestre, totalizando 1.602 GWh. “O fator que mais pesou para este resultado foi a migração de grandes consumidores industriais para o mercado livre”, afirma Daleffe.
A classe rural consumiu 572 GWh e cresceu 3,4%, em decorrência do bom desempenho apresentado pelo agronegócio paranaense no início de 2013, segundo o diretor. Ao final de março, eram atendidos 372.888 consumidores rurais, ou 9,9% do mercado cativo da Copel.