Todos os postos abrem hoje para vacinação contra a gripe
Além de imunizar contra a gripe, os postos também vão ministrar outras vacinas, dentre as quais, contra hepatite e febre amarela. Portanto, oportunidade para regularizar o esquema vacinal. As informações são da 14ª Regional de Saúde.
Embora a campanha prossiga até a próxima sexta-feira, é importante mobilizar nesta data, melhorando a cobertura vacinal contra a gripe, destaca a chefe da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Obana. Aliás, os índices alcançados até o momento estão abaixo da previsão.
Até ontem a região estava com 29% da cobertura prevista. O índice em Paranavaí estava ainda mais baixo, com apenas 21%. Ideal é cerca de 50%. A Secretaria de Estado da Saúde enviou o primeiro lote com 40% da previsão. Neste final de semana chegou outro lote, agora com mais 38%. Daí, a necessidade de elevar a cobertura.
Tem direito a vacina gratuita as crianças entre seis meses e menos de dois anos, gestantes, trabalhadores da área de saúde, mães com até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais. Numa segunda etapa serão imunizados os presos e pessoas com doenças crônicas.
A meta para a região é vacinar 64.174 pessoas. Em Paranavaí serão 20.092 imunizados, de acordo com a previsão da Regional de Saúde. A versão 2013 da vacina protege contra três vírus: Influenza H1N1, Influenza H3N2 e Influenza B. São os vírus que mais circularam no ano passado, de acordo com a coleta em pacientes feita por amostragem em 2012.
Veja quais são os grupos prioritários e que documentos levar no sábado:
***Crianças (seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias): registro de nascimento ou carteira de identidade.
***Idosos (maiores de 60 anos): carteira de identidade.
***Grávidas: carteirinha da gestante.
***Mulheres até 45 dias após o parto: carteirinha da gestante e documento do bebê.
***Portadores de doenças crônicas: receita de medicamento de uso contínuo ou atestado médico informando ser portador de doença crônica ou prescrição da vacina.
***Profissionais de saúde: serão vacinados nos hospitais ou nas unidades onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional trabalha.
***Indígenas: serão vacinados em casa pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
***Presos: serão vacinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas delegacias e presídios.