Goleada foi feia. Mesmo assim, time de Paranavaí mantém chance de não cair
O jogo foi em Paranavaí e parecia que o dono da casa era o Londrina. Sua torcida deu show e o time correspondeu – também deu show, venceu de 4×0, e arrasou o Paranavaí. Como se diz no jargão futebolístico, o Londrina “passeou em campo”, colocou o time de José Maria “na roda”.
Ainda que tenha sido goleado, o Vermelhinho mantém suas chances de permanecer na primeira divisão, aliás, ganhou posição na classificação neste final de semana.
“Massacre!”. Esta foi a manchete do caderno de esporte do jornal Folha de Londrina, edição de ontem. Apenas uma palavra sintetiza o que foi o jogo de anteontem no Estádio Waldemiro Wagner. O Londrina foi soberano, “passeou”, e se aperta faria mais gols. O time de Paranavaí foi inoperante na defesa e no ataque.
A defesa contou com uma linha de quatro zagueiros, ainda assim o Londrina fez todos os seus gols quase da pequena área. E o meio campo contou com três jogadores de marcação, portanto, eram sete atletas determinados a parar o ótimo time londrinense. Em vão.
E o ataque não existiu. O time entrou para não tomar gols e sofreu quatro. E não chutou nenhuma uma bola a gol.
Enquanto o Londrina tocava a bola, com tranquilidade, sem forçar o jogo, sua torcida dava um show na arquibancada. A torcida do Paranavaí assistia, chiava, mas sabia que nada faria o time jogar.
E teve três torcedores que decidiram atacar a diretoria do Atlético Paranavaí. Parecia coisa mandada, já que a manifestação, e até a tentativa de agressão, foi endereçada ao ex-presidente do Conselho Deliberativo, Cláudio Aparecido de Souza. Hoje, a função é exercida por Osmar de Jesus da Silva (Mazinho). Já o presidente Nivaldo Mazzin ficou sabendo da confusão e foi para o local, mas aí os autores do protestos haviam se retirado.
A catástrofe só não foi pior, porque curiosamente o Vermelhinho ganhou uma posição na classificação geral. Como o Rio Branco de Paranaguá perdeu de 6×0 para o Coritiba, no sábado, o time de Paranavaí tem melhor saldo de gols – 19 contra 21 (ambos têm 18 pontos ganhos).
No primeiro critério de desempate, Paranavaí e Rio Branco têm o mesmo número de vitórias: 4. Nos próximos critérios, o time de Paranaguá leva vantagem – maior número de gols a favor (41 a 36) e no confronto direito (o Rio Branco venceu o Paranavaí no primeiro turno, no WW, por 3×0).
Além de Rio Branco (18), Paranavaí (18), ainda correm risco o Cianorte (20 pontos) e o Arapongas (21).
COLETIVA DO TÉCNICO – Após o jogo de anteontem, o técnico José Maria tentou explicar a decisão de lançar tanto defensores e sofrer a goleada. “Sabíamos que o Londrina era um time muito qualificado, que tínhamos que marcar os laterais. Não conseguimos destruir as jogadas deles e, junto com os erros individuais, perdemos o jogo. As falhas acontecem, não adianta ficar lamentando”.
O técnico disse que seu time não conseguiu ter a posse de bola. “Ficou difícil tentar ter o comando do jogo, como eles têm atletas rápidos, ficou mais fácil para eles. Usei as opções que tinha, o que tinha que melhor coloquei em campo”.
José Maria escalou dois zagueiros como laterais e não deram certo. O ataque não teve apoio dos atletas dessas funções, assim como Celinho vem jogando fora de sua função e, igualmente, não está rendendo como atacante, como rendeu no primeiro turno, mas atuando no meio campo.
“As improvisações não deram o resultado que eu queria, agora temos que esquecer essa goleada. Ainda temos dois jogos para tirar o Paranavaí dessa situação. Nada de cabeça baixa, a derrota faz parte dos jogos, hoje não fomos bem. Eu queria ganhar o jogo, ou perder de pouco por causa do saldo de gols contra o Rio Branco. Às vezes a gente pensa em uma coisa e acontece outra”, falou José Maria.
O time do Paranavaí volta a jogar nesta quinta-feira, em Paranaguá, contra o Rio Branco. Será o confronto dos desesperados. “Temos a obrigação e o dever de fazer um bom jogo em Paranaguá”. Será um confronto direto pela permanência na divisão especial. Eu vim para cá para manter o time na primeira divisão, e esse é o meu objetivo. Sei que não será fácil, mas vamos lutar até o final.
Ficha técnica
Atlético Paranavaí 0x4 Londrina
9ª rodada do returno do Paranaense
Local: Estádio Waldemiro Wagner, Paranavaí
Data: 14/04/2013
Público pagante: 1.026. Total: 1.456. Renda: R$ 18.550,00
Árbitro: Ronaldo Parpinelli. Assistentes: Maurício José Braga e João Vagner Cavalari
Cartão amarelo: Brito e Léo (Paranavaí)
Gols: Neilson aos 30 minutos e Dirceu aos 36 minutos do 1º tempo. Neilson aos 30 e aos 33 minutos do 2º tempo
Equipes:
Paranavaí: Naldo; Célio Lima (Cris Fernandes), Alex Noronha, Vieira, Mineiro e Marinho; Alex Ricardo, Rilber e Brito; Salatiel (Léo) e Celinho (Robinho). Técnico: José Maria.
Londrina: Danilo; Maicon (Robinho), Dirceu, Gilvan e Wendel; Diogo, Bruno, Serginho Paulista e Celsinho (Bidia), Neilson e Weverton (Alexandre Oliveira). Técnico: Claudio Tencatti.