Greve na Ciretran completou uma semana

A greve na 14ª Ciretran – Circunscrição Estadual de Trânsito – com sede em Paranavaí, completou uma semana ontem. A mobilização prossegue hoje com adesão de quase todos os funcionários de carreira. Apenas um servidor continua trabalhando, além da chefia e dos estagiários.
Nesta semana o movimento foi pequeno na Ciretran em comparação com o período normal sem greve. A média de atendimento é de 200 por dia e caiu para 15 ou 20. Um dos motivos é que a população está informada da paralisação e opta por telefonar antes de procurar um serviço.
Por enquanto continuam apenas os trabalhos de emergência, definidos antes da paralisação. São eles: liberação de veículos apreendidos, processos de veículos que envolvam serviços essenciais, 1º registro de veículo, exames práticos para processo de 1ª habilitação que estejam vencendo em 30 dias; recebimento devolução de CNH suspensa, renovação de CNH vencida há mais de 30 dias.
Os servidores reivindicam reajuste e regulamentação de pagamento dos encargos especiais; novo concurso, melhorias no espaço físico e equipamento, além de condições de trabalho. Ainda dentre as reivindicações, a criação e um quadro próprio do Detran e reajuste da insalubridade.