Feira de serviços de saúde atraiu muita gente

Na manhã de ontem centenas de pessoas passaram pelo pátio da Prefeitura Municipal de Paranavaí onde foi realizada a Feira da Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A feira de serviços foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com entidades do município.
A população pode verificar gratuitamente a pressão arterial, fazer testes de diabetes, avaliar lesões bucais e participar de atividades educativas na área da saúde bucal e mental.
De acordo com a enfermeira Rozemeire Bürgel, o foco da feira foi o diagnóstico de novos casos de hipertensão e diabete. Atualmente em Paranavaí existem 8.993 (5.653 mulheres e 3.340 homens) que fazem tratamento através do Programa Hiperdia.
Esses pacientes recebem medicamentos gratuitamente. Além disso, eles são orientados para melhorar a qualidade de vida e evitar as complicações que a doença provoca.
“Todos os postos de saúde fazem parte do Hiperdia. Esse programa já provocou uma queda na mortalidade decorrente da hipertensão e diabete. Os pacientes ganham qualidade de vida através das instruções”, avaliou a enfermeira.
O prefeito Rogério José Lorenzetti participou da feira. Ele estava acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza; do secretário de Governo, Nivaldo Aparecido Mazzin; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição e do vereador José Galvão.
MAIS COMEMORAÇÃO – As comemorações do Dia Mundial da Saúde não se limitaram à feira. As Unidades Básicas de Saúde do Jardim Ipê e do Jardim Morumbi atenderam das 8h às 16 h. A população pode fazer o teste rápido que acusa se a pessoa é portadora do vírus HIV e de sífilis. No período da tarde estava previsto que as mulheres poderiam realizar a coleta de exames preventivos.
Durante toda a semana, o programa municipal de DST/AIDS e hepatites virais, promoverá a estratégia “Fique Sabendo”. Os interessados poderão ir até o local e fazer triagem para verificar se são portadoras do HIV e de sífilis.