Produtores rurais serão notificados por estragos em estradas rurais

Cerca de 10 produtores rurais de Paranavaí poderão ser notificados e terem complicações com o Ministério Público caso não adequem a conservação de suas propriedades.
A lista com os nomes dos produtores será encaminhada para a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Agricultura de Paranavaí.
Os proprietários são acusados de jogar água de chuva diretamente nas estradas rurais municipais. Segundo o secretário municipal de agricultura, Osmar Wessler, os proprietários não estão fazendo as curvas de níveis, os bigodes e muito menos as caixas de contenção de água da chuva.
Wessler explicou que a falta de conscientização de alguns produtores rurais está provocando prejuízo para o município. Ele citou o caso da Estrada Caiuá, que foi toda patrolada e em menos de 30 dias teve o trabalho todo destruído por causa das chuvas.
PROCEDIMENTO – Depois que a Secretaria Municipal de Agricultura entregar o nome dos produtores rurais, os técnicos da Seab irão até a propriedade para fazer a constatação. Caso seja confirmado o fato, eles irão notificar o produtor rural para que seja feita a adequação necessária.
Num prazo de 10 dias o agricultor poderá contestar ou fazer as alterações necessárias. Caso contrário, terá 20 dias para apresentar um projeto técnico em que se comprometerá a fazer as mudanças. Caso não haja nenhuma manifestação do proprietário rural nesse período, o caso será encaminhado para o Ministério Público.