SICOOB Noroeste comemora recordes
Números e desempenho recordes, além do compromisso pelo desenvolvimento local e regional. Estes foram alguns tópicos apresentados pelo SICOOB Noroeste na Assembleia Geral Ordinária – AGO 2012 – realizada no Palácio de Cristal em Paranavaí. Mais de 1.000 pessoas participaram do evento que aprovou as contas do ano passado e estabeleceu metas para 2013.
O presidente Hélio Nakatani destacou o momento bom de Paranavaí com ênfase no crescimento industrial e conquistas comunitárias. Ainda assim, entende ser possível avançar no ranking econômico do Paraná. “Vamos melhorar a posição com muito trabalho. O SICOOB continuará sendo parceiro do desenvolvimento do Noroeste”, sintetizou.
Sobre os números, o presidente falou de recordes. Neste ano as sobras chegaram a quase R$ 3,5 milhões. Outro recorde foi a distribuição para os associados, que chegou a R$ 1,6 milhão, quase o dobro do ano passado.
Compromisso com o atendimento – Mesmo com os resultados econômicos, o SICOOB não descuidará do atendimento. Tanto que o presidente anunciou o reforço na equipe do PA do centro de Paranavaí. Mais quatro colaboradores foram contratados para os setores de caixa e mesas de recepção.
A melhor do Paraná – Presidente do Conselho Diretor do SICOOB Central Paraná, Marino Delgado disse que o Noroeste tem muito a comemorar, pois a cooperativa local se destaca no sistema, fechando o ano de 2012 em primeiro lugar. “O SICOOB Noroeste é exemplo para o Brasil”, resume.
Ele lembra ainda que a sobra na cooperativa é dinheiro que fica na região, gerando desenvolvimento. No sistema financeiro convencional, o resultado é o lucro do banqueiro e sai automaticamente para as suas administrações em grandes centros, analisa.
Autoridades – O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, falou em nome das lideranças políticas da região. Ele apontou o rápido crescimento do SICOOB, uma cooperativa consolidada em menos de dez anos. Lorenzetti entende que o cooperativismo é a prova de que a união de pequenos pode ser uma grande conquista. “Hoje temos uma instituição de respeito”, definiu.
Também nesta direção, o deputado estadual Antonio Teruo Kato lembrou o início da cooperativa em 2003. Para ele, o crescimento é resultado da credibilidade. Teruo se mostra um entusiasta do cooperativismo. Tanto que propôs uma frente parlamentar do setor na Assembleia Legislativa.
Representando a Câmara, o vereador José Galvão falou da expansão regional. Para ele, a prova de que é um trabalho sério e, por isso, gratificante. Cooperado, reforçou a vantagem competitiva do SICOOB, que distribui sobras aos seus associados.
Dezenas de lideranças participaram da AGO 2012, dentre elas, o presidente da Coopcana, Jonas Kondo. Também estiveram presentes a vice-prefeita de São Carlos do Ivaí, Sônia Siley Trivilin Tessaro, além de dezenas de vereadores e secretários municipais das cidades e o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Olímpio Ramirez Lima.
Expansão – Durante a assembleia a diretoria confirmou a abertura de mais dois postos de atendimento (PA) em Terra Rica e São Carlos do Ivaí. Com isso, serão oito unidades no Noroeste. O objetivo é levar o cooperativismo de crédito para o maior número de pessoas, antecipa Nakatani.
Atualmente Paranavaí conta com três unidades – centro, Jardins Ipê e São Jorge. O Sicoob está presente também em Nova Esperança, Rondon