Fumacê de combate à dengue está percorrendo a cidade de Nova Londrina

A Administração Municipal por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde e o Setor de Endemias de Nova Londrina está intensificando o combate à dengue com os serviços do carro fumacê. Um veículo apropriado da Secretaria Estadual de Saúde, entre domingo (24) e segunda (25) completou dois ciclos de pulverização na cidade, em um total de oito, conforme orientação da 14ª Regional de Saúde. "Em local de difícil acesso, os nebulizadores, máquinas costal, com o inseticida que elimina o mosquito transmissor da dengue também estão sendo utilizados para completar o trabalho que vem sendo realizado pela caminhonete fornecida pelo Governo Estadual, que atende o nosso município e a região. O veículo fumacê vai continuar sendo utilizado em Nova Londrina por mais dias, até completar os ciclos necessários”, afirmou o coordenador das atividades de endemias em Nova Londrina, Arlindo José Corrêa.
Segundo os profissionais de Saúde para que o trabalho seja mais eficaz é necessário que toda a população também participe e ajude, abrindo as portas e as janelas das casas, além de todos os cuidados com a água dos vasos, vasilhames, caixas d’água, também é necessário que as famílias não fechem as residências durante a passagem do carro fumacê. “Para que a aplicação do fumacê surta o devido efeito é necessário que a comunidade mantenha as janelas e portas das casas e estabelecimentos comerciais abertas, bem como, lembramos que a população providencie uma proteção para os bebedouros e comedouros dos animais domésticos e também uma proteção adequada para os pássaros ou outros animais de pequeno porte”, explica o secretário municipal da Saúde, Dr. Sérgio Manoel Moretti Filho.
Os profissionais salientam que é no final de tarde e início da noite que o mosquito da dengue se esconde atrás de móveis, fogões, geladeiras, etc., por isso é tão importante deixar o produto do fumacê entrar nos ambientes das residências.
O prefeito Dornelis e o vice-prefeito Vico alertam a população sobre o fumacê e a importância de se contribuir com os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito da dengue. “O fumacê é um método de controle apenas dos mosquitos adultos, sem interferir nas outras fases do Aedes aegypti, e de forma alguma dispensa o trabalho de eliminar a água parada onde podem estar os ovos do mosquito, e para isso contamos com a colaboração de toda a comunidade”, solicitaram os gestores. (RP)