Presos comandavam tráfico de dentro da cadeia

A Polícia Civil indiciou na manhã de ontem oito homens que se encontravam presos no minipresídio de Paranavaí e nas penitenciárias de Maringá e de Londrina. Eles são acusados de estar comandando o tráfico de drogas de dentro da cadeia.
No caso de Maringá e Londrina os presos usavam as saídas temporárias para praticar as ações (assaltos e tráfico) e dar as ordens. Em Paranavaí o setor de inteligência interceptou várias ligações de aparelhos celulares que foram usados dentro do minipresídio.
Outras 19 pessoas foram presas em Terra Rica e em Guairaçá. Eles também foram indiciados por tráfico e associação de tráfico de drogas. Todas as 27 prisões fizeram parte da terceira Operação Liberdade que foi deflagrada em todo o estado e terminou na prisão de aproximadamente 400 pessoas.
ORGANIZADOS – O Delegado Chefe de Paranavaí, Osmir Ferreira Neves Junior, explicou que a escuta telefônica realizada dentro do minipresídio de Paranavaí constatou que os presos estão se articulando e planejando roubos para arrecadar dinheiro para comprar drogas.
Durante a investigação os policiais civis conseguiram evitar o roubo de dois estabelecimentos comerciais do centro de Paranavaí. A ideia dos bandidos era de realizar os roubos simultaneamente. O coordenador da ação que estava solto e executaria o crime, foi preso na semana que seria colocado em prática o roubo.
Neves Junior disse que ficou constatado que os presos também planejavam contra a vida de agentes públicos (policiais e auxiliares penitenciários). “Eles chegaram a comentar durante uma das ligações que matariam um por semana”, disse o delegado.
REGIÃO – De acordo com o delegado as cidades de Terra Rica e Guairaçá foram escolhidas por causa da grande quantidade de homicídios motivados pelo tráfico de drogas. Um adolescente foi apreendido. Segundo a Polícia Civil, todos tinham ligação e faziam parte da mesma quadrilha.
A operação realizada nesses municípios coloca em prática o plano do delegado da 8ª SDP de levar as investigações do setor de inteligência para as cidades da região. “Essa descentralização já está acontecendo e algumas operações já estão em andamento na região de Paranavaí”, falou Neves Junior.

Operação Liberdade
A terceira Operação Liberdade começou a ser planejada em dezembro do ano passado. Ela foi idealizada pela Secretaria de Segurança Pública e realizada em todas as subdivisões de Polícia Civil do Paraná.
Na 8ª SDP foram realizadas duas investigações simultaneamente. Uma equipe identificou uma célula criminosa em Terra Rica e Guairaçá. Outra equipe investigou uma quadrilha que tinha membros em Paranavaí, Maringá e Londrina.
Além das prisões realizadas na manhã de ontem, anteriormente diversas pessoas já haviam sido presas durante a investigação. Os acusados foram presos antes de praticarem roubos planejados pelas quadrilhas.
Na operação de ontem foram utilizados cerca de 100 policiais civis de todas as delegacias subordinada a Paranavaí e também homens da Subdivisão de Maringá e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).