Descartada abertura de rua que dividiria a Praça dos Pioneiros

A Praça dos Pioneiros de Paranavaí será revitalizada. A confirmação foi dada ontem pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Moacir Ferreira Maciel, antecipando que o projeto deverá ser concluído em 60 dias. A expectativa é que a primeira etapa comece ainda neste ano.
Num primeiro momento estava em estudo a abertura de uma rua “cortando” o centro da praça, mas esta possibilidade foi descartada por Maciel, por se mostrar inviável tecnicamente. A ideia que foi ventilada previa a interligação da Rua Getúlio Vargas com a Rua Joaquim da Silva Pinto, dividindo a praça ao meio.
Apesar do recuo dessa proposta, outros meios de melhorar o trânsito de veículos naquele local ainda poderão ser aplicados, incluindo o alargamento da Rua Antônio Felipe. Maciel adverte que nada está definido e que as sugestões são apenas hipóteses.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – A parte inicial de um dos projetos contempla a revitalização da praça de alimentação, onde funciona atualmente a Feira da Lua, de forma improvisada. Apenas esse investimento será de cerca de R$ 400 mil.
A ideia é criar condições adequadas para feirantes e para o público em geral. A tradicional opção de gastronomia atrai centenas de pessoas toda sexta-feira. Igualmente passarão por melhorias a quadra de areia e o parquinho.
A proposta de revitalização da praça, definida no final do ano passado pelo prefeito Rogério Lorenzetti vai ao encontro de um anseio antigo das pessoas que frequentam o espaço público diariamente.
Muitas vão passear e, principalmente, fazer caminhadas. O problema é que encontram uma praça desgastada, sem bebedouros e sanitários. Aliás, a construção de banheiros é outro ponto destacado por Maciel.
Após a conclusão dos projetos, explica o secretário, a cidade se habilita para buscar recursos federais e estaduais. Na esfera federal, um caminho é a liberação de recursos através de emendas parlamentares.  
A tradicional Praça dos Pioneiros foi inaugurada em 1979 pelo então prefeito José Vaz de Carvalho. Desde então, o espaço público não teve uma grande reforma, mas apenas pequenas melhorias em determinados períodos.
Nos últimos anos Paranavaí construiu duas novas praças, localizadas no centro (Igreja São Sebastião) e Jardim Santos Dumont. Também foram revitalizadas as praças a Praça da Xícara e Praça do Japão (em fase de construção).