Ditran e PM realizam fiscalização de vans escolares
Equipes da Diretoria de Trânsito (Ditran) e da Polícia Militar fizeram quatro blitze no entorno de escolas para a fiscalização de vans que fazem o transporte de estudantes em Paranavaí.
Segundo informações do gerente administrativo da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Gabriel Luiz, o resultado foi positivo uma vez que todos os veículos e motoristas abordados estavam regulares com o uso dos equipamentos obrigatórios e documentação.
“Hoje temos 34 veículos de transporte de alunos regulamentados junto ao município. Quase todas as vans foram abordadas durante as blitze que fizemos esta semana e felizmente nenhuma irregularidade foi constatada”, disse Gabriel. Acrescentando que já está programando mais uma blitz para os próximos dias, com apoio também do DER.
Essa blitz vai fiscalizar as vans e ônibus que fazem transporte nas escolas de período noturno e faculdades, mesmo aqueles que fazem o transporte intermunicipal. “Estamos satisfeitos com o resultado positivo, pois isto demonstra que os motoristas estão cada vez mais conscientes de sua responsabilidade com a segurança dos alunos que transportam”, aponta Gabriel.
As blitze foram realizadas nos últimos dois dias nas proximidades da Escola Fundação Bradesco, Escola Municipal Cecília Meireles, Colégio Nobel, Escola São Vicente de Paula e na Escola Municipal Hermeto Botelho.
A CADA SEIS MESES – A intenção da Ditran é intensificar estas operações de fiscalização, uma vez que os veículos precisam passar por vistorias a cada seis meses para obter a carteirinha de autorização para realizar o transporte de alunos no veículo.
“Estamos recebendo denúncias de alguns veículos que estão trabalhando de maneira irregular. Nossa orientação é de que os proprietários de vans procurem a Ditran e busquem se regulamentar para que não sofram as punições previstas na legislação. A lei exige requisitos mínimos de conforto, higiene e segurança para os usuários e nós estamos aqui para garantir que o transporte seja feito com responsabilidade”, finaliza o gerente administrativo.
De acordo com a Lei nº 9.503, artigos 136 a 139 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as vans devem estar registradas na categoria de aluguel, ter pintura de faixa cor amarela com o dizer “Escolar” nas laterais e na traseira, tacógrafo, cinto de segurança para cada usuário, extintor e lanternas apropriadas. Além disso, o proprietário da van deve fixar a carteirinha de autorização para o transporte escolar em local visível, na parte interna do veículo.
Gabriel lembra que os pais ou qualquer cidadão também podem ajudar na fiscalização. Caso constatem alguma irregularidade, devem ligar para a Ditran no telefone 3902-1131.